segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Até metade das HDTVs da Sony serão 3D em 2012



via
Gizmodo Brasil
PC World

Se o sucesso da TV 3D depende da popularidade de filmes 3D como Avatar, ou se depende da nossa disposição de usar aqueles óculos estúpidos, não sabemos, mas uma coisa é clara: fabricantes de TVs só querem saber de 3D agora.

A Sony, por exemplo, planeja vender laptops, TVs e Blu-ray players 3D (além de jogos para PlayStation 3 em 3D) já no ano que vem, e agora um executivo sênior da Sony diz que de 30 a 50% de todas as TVs vendidas pela empresa em 2012 terão suporte a 3D. [Leia+]

A marcha para o 3D não é só coisa da Sony: a Panasonic, JVC, Samsung e Mitsubishi também mostraram modelos de TV 3D, e a primeira leva das Plasmas 3D da Panasonic devem chegar no ano que vem. No Brasil, TVs 3D Full-HD podem chegar já em 2010, também pela Panasonic.

Cartões de Natal e Ano Novo pra mudar o mundo



via
Update or Die
por Gica Trierweiler

Fábio Yabu, produtor de conteúdo infantil produz cartões de Natal e Ano Novo com mensagens pró-sustentabilidade que foram traduzidos até para grego. Agora foram lançados os cartões para 2010, que você pode enviar para os amigos ou para si próprio - tudo em nome do mundo. [Veja+]

Royal Society de Londres lança site de cronologia com Newton e outros gênios

via Folha Online [Ciência]
da France Presse, em Londres

A teoria da luz explicada pelo próprio Isaac Newton e um estudo do século 18 sobre o menino prodígio Mozart são alguns dos trabalhos que a Royal Society de Londres coloca à disposição dos internautas a partir desta segunda-feira (30) em sua nova página Trailblazing.

Lançado por ocasião do início das celebrações dos 350 anos da instituição, o site de cronologia interativa Trailblazing dará acesso a uma seleção dos artigos científicos mais influentes, edificantes ou intrigantes entre os quase 60.000 editados na publicação "Philosophical Transactions". [Leia+]

"Os 60 trabalhos escolhidos cobrem praticamente todas as disciplinas científicas e abrangem da descrição de uma transfusão sanguínea entre dois cachorros em 1666 até as recentes propostas da geoengenharia para lutar contra a mudança climática, passando pela explicação da descoberta da estrutura do DNA em 1954."

Acelerador de partículas LHC quebra recorde mundial de energia



via
G1 [Ciência e Saúde]
Foto Cern/Maximilien Brice

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) já é o acelerador de partículas de energia mais alta do mundo, depois que feixes de prótons circularam nesta segunda-feira (30) a 1,18 tera eletrovolts (TeV), informou o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês).

O número bate o recorde mundial anterior de 0,98 Tev, alcançado pelo colisor Tevatron do Fermi National Accelerator Laboratory, nos Estados Unidos. [Leia+]

"Este evento constitui um importante marco no caminho rumo ao programa de física do LHC em 2010', no qual se chegará até os 7 TeV (3,5 TeV por feixe), segundo uma nota o centro de pesquisa."

domingo, 29 de novembro de 2009

Estudo mostra que discos magnéticos podem destruir células cancerígenas



via
Yahoo! Notícias


Discos magnéticos ultrafinos de um mícron de diâmetro e sessenta nanômetros de espessura podem destruir células cancerígenas sem os efeitos colaterais das quimioterapias, indica um estudo publicado neste domingo pela revista científica Nature Materials.

Nos testes de laboratório, os discos minúsculos, submetidos a um campo magnético alternativo conseguiram danificar as membranas de células cancerígenas, provocando assim sua apoptose.

"Foi preciso submetê-las a apenas dez minutos a um campo magnético de baixa freqüência para obter a destruição de 90% das células cancerígenas em tubos de ensaio", destacam Elena Rozhkova, do Argonne National Laboratory (Estados Unidos), e seus colegas. [Leia+]


"Associando os microdiscos aos anticorpos específicos para que se foquem no câncer que se quer destruir, se obtém uma técnica elegante e rápida de destruição do tumor sem os efeitos colaterais conhecidos, comentou Jon Dobson, da Keele University (Grã-Bretanha)."

As Saúvas - Uma sociedade de formigas

via Rainha Vermelha
via Desertores da Escada

As formigas habitam o planeta Terra há mais de cem milhões de anos. Apesar de pequenas e da aparente simplicidade, elas têm uma complexa organização social com um sofisticado sistema de divisão de tarefas.

Este vídeo realizado pela Joana Fava e o Pedro Ribeiro alunos do Laboratório de Ecofisiologia do Instituto de Biociências da USP mostra fenômenos e comportamentos que retratam a biologia e a ecologia desses insetos sociais. [Saiba+]

As Saúvas - Uma sociedade de formigas from Jo Fava Alves on Vimeo.

Robô de papelão é o mais ecológico do mundo



Uol Tecnologia

Uma das atrações da Feira Internacional de Tóquio, o robô chamado D+ropop é o mais ecológico do mundo, produzido com papelão reciclável, pesa 6 quilos, tem 8 motores e é resistente à água. [Leia+]

sábado, 28 de novembro de 2009

Maconha sintética aumenta "validade" das células-tronco



via
Folha Online [Ciência]

Substâncias cuja ação equivale à do princípio ativo da maconha podem ajudar os cientistas a aumentar o 'prazo de validade' das células-tronco embrionárias. As moléculas diminuem em até 45% a morte das células em laboratório, o que pode se revelar uma forma de aumentar a eficiência de futuras terapias com base nelas.

As células-tronco embrionárias se destacam pela versatilidade, tendo o poder comprovado de assumir o papel de qualquer tecido do organismo adulto.

Por isso, o grande sonho da medicina regenerativa é usá-las para reconstruir órgãos danificados. Mas um dos muitos obstáculos no caminho do plano é a baixa eficiência com que elas se mantêm no organismo.

Alguns dados preliminares já mostravam um elo entre a chance da sobrevida das células-tronco e a ativação das fechaduras químicas CB1 e CB2, conhecidas como receptores canabinoides justamente por interagirem com as moléculas presentes na maconha, ou Cannabis sativa.

Não é que o organismo humano tenha sido 'projetado' para receber a droga: ocorre que o corpo produz naturalmente substâncias que se ligam aos receptores canabinoides, desempenhando papel importante na regulação do humor, no controle do apetite e até nas defesas biológicas naturais de cada pessoa.

'O próximo passo será explorar o potencial dos canabinoides como agentes capazes de aumentar a sobrevivência de células-tronco embrionárias depois de transplantes', diz Rehen, cujo grupo inaugura nesta segunda a unidade carioca do Lance (Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias), associado à Rede Nacional de Terapia Celular do Ministério da Saúde. [Leia+]


"Por conta da exposição dos seres humanos aos canabinoides ao longo de milhares de anos, conhecemos a maior parte de seus efeitos no organismo, o que favoreceria sua aplicação terapêutica quando comparados a outros fármacos."

Britânico volta a enxergar com 'olho biônico'



via
VEJA.com

Um britânico que pensou que nunca mais voltaria a enxergar teve sua visão parcialmente restituída com a ajuda de uma tecnologia pioneira. Peter Lane, de 51 anos, tornou-se uma das primeiras pessoas no mundo a voltar a enxergar com a ajuda de um 'olho biônico'.

A tecnologia, desenvolvida nos Estados Unidos, consiste em um receptor eletrônico que é instalado dentro do globo ocular e ligado ao nervo óptico e a óculos especiais. [Leia+]

"Uma câmera colocada nos óculos que o paciente passa a usar capta a imagem e a envia a um processador portátil, que transforma a imagem em sinais eletrônicos enviados ao receptor. Este, por sua vez, envia impulsos até a retina e o nervo óptico, fazendo com que a pessoa finalmente volte a enxergar."

Empresa austríaca apresenta braço controlado pelo cérebro



via
G1
foto Reuters/Heinz-Peter Bader

Fabricante de implantes austríaca apresenta o protótipo de um braço artificial controlado pelo cérebro em Viena nesta sexta-feira (27). [Leia+]

"O jovem de 21 anos que está testando o equipamento perdeu os dois braços em um acidente com eletricidade, em 2005."

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Nebulosa tem energia 100 mil vezes maior que Sol, diz Nasa



via
Terra
Foto NASA/Chandra X Ray Observatory

A nebulosa Caranguejo (nuvem de poeira, hidrogênio e plasma), localizada na constelação de Touro, é um poderoso gerador cósmico capaz de produzir energia equivalente a 100 mil vezes a taxa do Sol - a principal estrela do Sistema Solar, segundo informações da Nasa, agência espacial americana. [Leia+]

"Uma imagem da intensa atividade registrada no interior da formação estelar, captada a partir de dados enviados pelas sondas espaciais Chandra X-ray, Hubble e Spitzer, foi divulgada no site da Nasa nesta segunda-feira."

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Detectada em Saturno a maior aurora boreal do Sistema Solar



via
Terra [espaço]
Europa Press

A sonda espacial Cassini detectou auroras boreais na atmosfera de Saturno que, de acordo com os cientistas, seriam as maiores já observadas no Sistema Solar.

Imagens captadas pela Cassini mostraram as cortinas com cerca de 1,2 mil km de largura o dobro maiores que as registradas na Terra, localizadas sobre o hemisfério norte do planeta.

As auroras boreais são fenômenos ópticos que brilham em regiões próximas às zonas polares dos planetas. Na Terra, o fenômeno ocorre por causa do impacto de partículas oriundas da magnetosfera - bolha magnética que rodeia um planeta - que se introduzem na atmosfera superior terrestre. [Leia+]

"A altitude das auroras boreais de Saturno possuem diferenças em relação às da Terra, pois são compostas basicamente de hidrogênio. Já as da Terra são cheias de oxigênio e nitrogênio. Como o hidrogênio é um gás muito rápido, a atmosfera e as auroras alcançam distâncias maiores do planeta. Na Terra, o fenômeno tende a atingir entre 100 e 500 km."

ISS fotografa atmosfera da Terra com o Sol no horizonte



via
Terra [ciência]
Foto Nasa

Os integrantes da Estação Espacial Internacional (ISS) deram uma amostra da paisagem privilegiada à disposição, apesar do confinamento que os astronautas vivem durante a permanência na plataforma orbital.

A tripulação encheu os olhos ao fotografar a fina camada da atmosfera da Terra (na cor azul), com o Sol brilhando no horizonte, enquanto o ônibus espacial Atlantis desacoplava da ISS para retornar à Terra. [Leia+]

"A fotografia foi divulgada nesta quarta-feira no site da Nasa, agência espacial americana. O Atlantis, com uma carga de mais de 12 t, foi lançado no último dia 16 à plataforma orbital e se acoplou à Estação Espacial dois dias depois."

terça-feira, 24 de novembro de 2009

É fundado o primeiro Partido da Internet (PDI) do mundo



via
Blog Tecneira [Época Negócios]

Foi realizado em Barcelona no domingo o congresso de fundação do Partido da Internet da Espanha. Trata-se do primeiro partido político do gênero do mundo.

Nasce com o objetivo de fazer com que toda decisão na sociedade do país leve em conta a vontade dos internautas. Deseja ser um veículo direto desses anseios. Diz o seu site.

“O Partido da Internet (PDI) é um movimento que se constitui como partido cívico-político para regenerar a democracia, em conformidade com a legislação vigente e através da ferramenta de voto eletrônico. [Leia+]

"Propomos uma evolução necessária do atual sistema democrático, plenamente realizável com as novas tecnologias.”

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cern anuncia 1ª colisão de partículas no Grande Colisor de Hádrons (LHC)

via Terra
FotoThe New York Times

O primeiro choque de partículas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o acelerador gigante do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), foi registrado na tarde desta segunda-feira.

As primeiras colisões de partículas foram observadas durante a tarde desta segunda-feira: 'É uma grande vitória por termos percorrido um longo caminho em tão pouco tempo', declarou Rolf Heuer, diretor-geral do Cern.

'Foi uma festa na sala de controle (...) todo mundo comemorou quando ocorreram as primeiras colisões!' - comentou Jurgen Schukraft, porta-voz da equipe.

O LHC, uma joia científica que custou 3,76 bilhões de euros e que deve permitir progressos sobre o conhecimento da matéria e a origem do universo, teve sucessivos problemas após entrar em serviço, no dia 10 de setembro de 2008.

O circuito mede nada menos que 27 km e está a 100 metros sob a terra, em uma região da fronteira entre França e Suíça, passando pelo território dos dois países. [Leia+]

"Os sinais (gerados pelas colisões de partículas) que vimos são magníficos', disse Andrei Golutvin, outro porta-voz do CERN. O maior acelerador de partículas do mundo, que funcionou por apenas algumas horas, em setembro de 2008, antes de apresentar um grave problema, voltou à atividade nesta sexta-feira passada."

sábado, 21 de novembro de 2009

Grupo de grandes bibliotecas americanas coloca no ar 4,6 milhões de e-books

Foto Associated Press


via
INFO Online
Associated Press

Um grupo de grandes bibliotecas americanas afirmou que seus usuários agora poderão buscar textos na íntegra de 4,6 milhões de títulos digitalizados. O consórcio está disponibilizando pesquisa online gratuita em todo o seu material. [Leia+]

"Entre os participantes do consórcio estão a biblioteca da Universidade da Califórnia, a Biblioteca Digital da Califórnia, da Indiana, do Michigan, de Ohio e das Universidades de Penn State, Purdue, Chicago, Illinois, Iowa, Minnesota e Virginia."

Superacelerador de partículas entra novamente em funcionamento



via
Yahoo! Notícias

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), o superacelerador de partículas desenvolvido pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), está novamente operacional, e a expectativa é que, em questão de semanas, sejam superados novos períodos-chave para chegar ao ponto alto do experimento, no início de 2010.

Quando isso acontecer, espera-se que o LHC produza centenas de milhões de choques frontais de partículas a uma velocidade próxima à da luz, um momento crucial no qual a ciência fará uma viagem rumo ao desconhecido.

Quando o LHC funcionar a pleno rendimento, serão recriados os instantes posteriores ao Big Bang, o que dará informações-chave sobre a formação do universo e confirmará ou rebaterá a teoria padrão da física, baseada no bosón de Higgs. [Leia+]


"Esta grande invenção, considerada uma façanha da ciência, custou cerca de 4 bilhões de euros e sua construção significará 12 anos de trabalho e a colaboração de 7 mil cientistas."

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cientistas brasileiros desenvolvem foguete com propulsão a laser sem necessidade de combustível

via G1 Ciência e Saúde



Cientistas brasileiros estão desenvolvendo uma nova tecnologia na área espacial: a propulsão a laser. Uma fonte aqui na Terra dispara um feixe de laser que atinge o foguete. Esse foguete, então, decola, sem precisar levar combustível. O projeto é coordenado por pesquisadores brasileiros, que trabalham em parceria com cientistas americanos.

As experiências para transformar em realidade o que por enquanto é só uma simulação de computador estão sendo feitas em um laboratório da Aeronáutica em São José dos Campos (SP). A propulsão a laser pode deixar a viagem ao espaço mais barata.

Os EUA, parceiros do projeto, forneceram as fontes de laser. A luz segue por uma tubulação preta até o túnel de vento, que suporta temperaturas e pressão extremas. Lá dentro ocorre a explosão que vai mover a aeronave.

Sem precisar levar combustível, o foguete poderá carregar até 50% de seu peso em carga, no caso, satélites. Hoje a carga pode chegar a no máximo 5% do peso do foguete. Os 95% restantes correspondem à estrutura e ao combustível. [Leia+]

“Atualmente, para se colocar 1 quilo em órbita custa US$ 20 mil. Com essa tecnologia, se espera que o custo seja reduzido para US$ 200“

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Site que mistura jogo e localizaor é o próximo Twitter, diz colunista da CNN

via Folha Online

O fundador e executivo-chefe do Marshable, popular blog norte-americano cuja temática gravita em torno de redes sociais, aposta agora em um site que parte da simples ideia de agregar um grupo de amigos para verificar os lugares nos quais eles estão.

Em sua coluna semanal na CNN, Pete Cashmore afirma que o Foursquare está além disso. O site, ele explica, é também um jogo virtual no qual os participantes ganham um distintivo para checar suas contas a partir de diversas localidades, comentando sobre o que há nelas - cafés, restaurantes, bares ou museus, por exemplo e ganhando pontuações. Ele diz que o mecanismo é tão viciante quanto Twitter, Facebook ou a checagem de e-mail no BlackBerry.

Os paralelos com o Twitter são numerosos, de acordo com ele, citando o blogueiro Robert Scoble: 'Volte três anos atrás. O Twitter era usado pelas mesmas pessoas que hoje jogam o Foursquare'.

No entanto, a principal vantagem apontada pelo colunista é a de que o Foursquare estreou, nesta semana, o chamado API (interface de programação de aplicativos, que permite a inserção de pequenos softwares na plataforma do site, feita por terceiros). [Leia+]

'Isso tem se demonstrado, por diversas vezes, como uma força para esse tipo de ecossistema. De Flickr para Google Maps, para Twitter e mais além, fica claro que a massa crítica que antecede -em número suficiente de usuários e aplicativos para fazer um serviço inestimátivel prepara o terreno para uma vitória esmagadora'

TEDxSP: primeira palestra liberada

via Update or Die

Palestra de Guti Fraga, do projeto Nós do Morro. no TEDxSP


TEDxSP 2009 - Guti Fraga, do Nós do Morro: arte, transformação e possibilidade. from TEDxSP on Vimeo.


"A vida no morro é uma arte." [Guti Fraga]

What is Google Chrome OS?

Sociedade deve decidir rumo da relação humano-robô, aponta artigo



via
Folha Online

Um dos deveres da sociedade se refere à decisão de aceitar ou não a convivência entre humanos e robôs, antes que as máquinas se tornem tão sofisticadas a ponto de exigirem seus direitos. É essa a principal premissa de um artigo publicado na última edição da revista 'Computer Law and Security Review', disponível na quarta-feira (18).

De acordo com o texto, a rapidez dos avanços tecnológicos significa que ciborgues (híbridos de humanos e robôs) não estão tão longe quanto se pensa.

Para Anna Russel, da Universidade de San Diego, um dos pontos fundamentais na discussão sobre o relacionamento entre homens e robôs é a existência de um parâmetro legislativo que regule quais direitos devem ser dados a ciborgues. [Leia+]


"Embora os humanoides sejam um salto tecnológico gigantesco, se um robô autoconsciente, superinteligente, pensante e sensível for desenvolvido, o sistema legal vai ser pressionado a distinguir legalmente esta criatura de humanos, de forma que não haja preconceito moral ou religioso"

Anti-inflamatório laser



via
Agência FAPESP
Por Fábio de Castro
foto University of British Columbia

Um estudo realizado por um grupo internacional de cientistas, com participação brasileira, demonstrou que a terapia com laser de baixa potência é altamente eficaz para o tratamento de dores de pescoço causadas por lesão muscular.

A pesquisa, que foi publicada no dia 13 no site da revista médica The Lancet – e sairá em breve na edição impressa –, consistiu em uma revisão sistemática e uma metanálise de 16 ensaios controlados realizados com mais de 800 pacientes.

De acordo com um dos autores, Rodrigo Lopes Martins, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), o laser de baixa potência é uma terapia não invasiva que, por não causar dor ou efeitos colaterais, pode ser uma boa alternativa para substituir os tratamentos com drogas anti-inflamatórias.

Segundo Martins, a comprovação da eficácia do laser de baixa potência no tratamento de dores musculares é um passo importante para que a terapia seja adotada, no futuro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), substituindo o uso de fármacos e resultando em uma considerável economia.

“Só com o tratamento dos efeitos adversos causados pelas drogas anti-inflamatórias, os Estados Unidos gastam mais de US$ 25 bilhões ao ano, de acordo com dados divulgados em 2004. A adoção em grande escala de uma terapia sem esses efeitos colaterais seria uma economia imensa”, afirmou. [Leia+]

“No estudo, trabalhamos especificamente com a dor cervical, mas os dados obtidos indicam que a terapia é clinicamente eficaz para o tratamento de qualquer dor miofascial – isto é, decorrente de lesões musculares causadas por traumas”

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Asus mostra seu laptop pronto para o 3D



via
Gadgets INFO

No mercado da terceira dimensão, que parece ter voltado com força, os laptops não poderiam ficar para trás. Por isso a Asus não perdeu tempo e mostrou o G51J 3D ao mundo, seu notebook com taxa de atualização de 120 Hz. [Leia+]

"Como era de se imaginar, a máquina utiliza os óculos 3D Vision, da NVIDIA, para dar mais emoção aos jogos. Em sua tela de 15,6 polegadas com um taxa de atualização obrigatória de 120 Hz para conseguir enxergar tudo pulando pela tela, os jogos devem rodar com facilidade, já que ela conta com uma placa de vídeo GeForce GTX 260M de 1 GB. E para completar, ele pode vir com um processador Core i7."

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Como os celulares estão alterando nossos cérebros



via
Gizmodo [Brasil]
Por Chris Jacob

Pesquisadores da Örebro University, na Suécia, descobriram que a utilização de telefones celulares aumenta a produção cerebral de transtiretina, uma proteína que amortece e protege o cérebro. Os pesquisadores ainda não sabem se este aumento de produção da proteína é bom ou ruim para o cérebro, ou que tipo de efeito isso pode ter a longo prazo. [Leia+]

"Talvez o aumento de produção de transtiretina seja o último recurso do cérebro para se proteger de um câncer. Ou talvez seja uma das primeiras de muitas adaptações que ainda veremos nos nossos corpos à medida que permitimos que a tecnologia se torne parte de nós mesmos."

Supercomputadores com milhões de núcleos chegarão em 2018

via COMPUTERWORLD

O mundo da tecnologia presencia uma corrida além do desenvolvimento de tecnologias emergentes e inovações: o desenvolvimento de supercomputadores com poder bastante superior aos atuais, para resolver alguns dos problemas globais mais importantes, como mudanças climáticas e a necessidade de baterias para carros com duração muito longa.

Essas máquinas são vistas como a salvação, ao permitir que pesquisadores criem visualizações tridimensionais para executar infinitos ambientes, com número muito grande de detalhes. Estima-se que o desempenho necessário deve estar na escala de exabytes exascale, o que representaria um quintilhão (um milhão de trilhões) de cálculos por segundo. Para se ter uma ideia, cinco exabytes (EB) equivaleriam a todos os tons de cada palavra já pronunciada pela humanidade.

Os sistemas de exascale serão necessários para modelos climáticos de alta resolução, produtos de bioenergia e desenvolvimento de smart grids, além do design de fusão de energia. “Há sérios problemas de exascale que não podem ser resolvidos em qualquer tempo razoável com os computadores que temos hoje”, afirmou Bland. Afinal, por mais incrível que os sistemas de supercomputação sejam, eles continuam primitivos, além de ter formatos que consomem muita energia, espaço e dinheiro. [Leia+]

"O Departamento de Energia, responsável por financiar muitos dos maiores sistemas do mundo, planeja duas máquinas, para algo entre 2011 e 2013, com capacidade de aproximadamente 10 petaflops, segundo Bland. A escala de exabytes deve ser atingida em torno de 2018."

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Site monitora, em tempo real, determinado assunto do Twitter



via
GigaBlog [UOL Tecnologia]
Por Bruno Roberti

O usuário que deseja acompanhar e rastrear posts no Twitter por assuntos, hashtags ou usuários tem a opção de utilizar o TwitRadar.

O serviço é uma ferramenta gratuita de monitoramento do microblog que acompanha tudo o que for escrito sobre o tema que você pesquisou. [Leia+]

"Com uma interface intuitiva, que lembra um radar, os resultados da procura aparecem em poucos segundos na tela e são atualizados em tempo real."

E se Matrix fosse um filme mudo?

via Blog do Link
por Fred Leal

O coletivo de atores russos 'Big Difference' publicou no YouTube um curioso vídeo que recria a trama do primeiro filme da trilogia Matrix como se fosse um exemplo clássico do cinema mudo e preto-e-branco do começo do século XX.

Robot Violinist

sábado, 14 de novembro de 2009

TEDxSP [Idéias que merecem ser espalhadas]

O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED. Nós também. E você?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Água na Lua amplia horizontes do homem, dizem especialistas



via
Terra

O anúncio da existência de água congelada em uma cratera da Lua feito pela Nasa, agência espacial americana, nesta sexta-feira, entusiasmou astrônomos e especialistas no tema. De acordo com os pesquisadores, a descoberta, realizada após o impacto da sonda espacial LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, em inglês) em 9 de outubro, pode abrir um novo capítulo na história lunar, além de ampliar os horizontes de sobrevivência para os seres humanos.

A Lua é uma testemunha preciosa da história e dos segredos do nosso Sistema Solar desde o seu nascimento, há 4,5 bilhões de anos, bem como uma importante reserva de recursos naturais, como oxigênio, hidrogênio, silício e hélio. 'Ela tem um grande potencial de informações científicas para serem descobertas que se relaciona diretamente com o nosso entendimento da história da Terra e de outros planetas', resume o geologista Harrison Schmitt.

O único satélite natural da Terra, situado a 384.402 km de distância, continua sendo misterioso apesar das seis missões americanas que tocaram o solo lunar, realizadas no âmbito do programa Apollo, entre 1968 e 1972.

'Em nenhuma outra parte podemos contemplar com tanta clareza a época em que a Terra e os outros planetas do nosso sistema solar se formaram', destacou em um estudo recente a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. 'O interior da Lua conservou intacta a história das primeiras etapas da evolução planetária e sua superfície sem ar também dá um testemunho contínuo da história terrestre e da ação solar', acrescentou.

O oxigênio e o hidrogênio podem ser utilizados para fabricar combustível para motores de foguetes, o que poderia reduzir consideravelmente os custos da exploração espacial, permitindo lançar naves além da atmosfera terrestre. O regolito lunar também contém silício, que pode ser utilizado para fabricar painéis solares. Várias empresas estudam a possibilidade de produzi-los na Lua com o propósito de fornecer eletricidade às colônias que se estabeleceriam ali no futuro.

O solo lunar também tem importantes reservas de hélio-3, um isótopo não-radioativo de hélio muito raro na Terra e buscado na fusão nuclear. [Leia+]

'Somente voltando à Lua poderemos fazer novas explorações científicas e sanar as lacunas em nossa compreensão do sistema solar', concluiu a Academia, que recomenda a volta das missões tripuladas à Lua. "

Cientistas fotografam peixe raro a 7,6 mil metros de profundidade



via
G1 [Ciência e Saúde]
Foto: BBC/Oceanlab

Cientistas que trabalham na costa da Nova Zelândia conseguiram fotografar peixes que habitam regiões profundas do oceano, 7.560 metros abaixo da superfície.

É a primeira vez que se vê peixes vivos em tamanha profundidade no Hemisfério Sul.

As criaturas, de aparência estranha e coloração rosada, foram fotografadas quando nadavam na Fossa de Kermadec, uma vala situada no fundo do mar perto da costa neo-zelandesa.

Os peixes foram fotografados com o uso de um minissubmarino acoplado com uma câmera, conectado a um barco e controlado a partir da superfície.

"Essas espécies nunca são encontradas fora das fossas - são regiões muito isoladas. Você pode imaginar as fossas como se fossem ilhas." [Leia+]

"O recorde oficial do peixe encontrado à maior profundidade é do Abyssobrotula galatheae, localizado no fundo da Fossa de Porto Rico, em 1970, a uma profundidade de mais de 8.370 metros."

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Chip bioeletrônico conecta neurônios a circuito eletrônico



via
Inovação Tecnológica
Imagem IMEC

Engenheiros do instituto de microeletrônica IMEC, da Bélgica, criaram um microchip formado por uma série de pilares nanométricos que permite a conexão direta entre células vivas e dispositivos eletrônicos.

No âmbito das ciências, as pesquisas da eletrofisiologia buscam compreender sobretudo o funcionamento dos cardiomiócitos, as células do coração, e dos neurônios, as células cerebrais.

Pelo lado da tecnologia, as pesquisas voltam-se principalmente para encontrar formas de conectar circuitos eletrônicos a tecidos vivos, o que poderá permitir a construção de implantes e próteses mais avançados e, eventualmente, permitir o controle de partes do corpo cujos movimentos tenham sido perdidos por acidentes ou doenças.

Mas o inverso também é verdadeiro - outra opção tecnológica é o controle de robôs utilizando neurônios ou mesmo células do coração, duas possibilidades já demonstradas em condições de laboratório.

Outras pesquisas já exploraram diversas alternativas para a conexão entre células biológicas e circuitos eletrônicos, incluindo um neurochip e membranas de nanotubos de carbono. [Leia+]

"Os nanoeletrodos são construídos em metal e revestidos com uma camada de óxido isolante, mantendo-se uma ponta condutora, que pode ser de ouro ou de nitreto de titânio. Quando as células eletrogênicas - os cardiomiócitos, do coração, ou os neurônios, do cérebro - são postas sobre a superfície do chip, suas membranas externas "abraçam" os nanopilares, garantindo um excelente contato elétrico."

Telescópio Hubble mostra nascimento de estrela de galáxia em formação



via
Folha Online [Ciência]
foto Nasa


Câmera instalada no telescópio espacial Hubble, da Nasa (agência espacial norte-americana), enviou 'a mais detalhada imagem do nascimento de uma estrela', na galáxia em espiral M83 -conhecida como Galáxia do Catavento do Sul -divulgou a agência nesta terça-feira (10). [Leia+]

"A galáxia, que fica a cerca de 10 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Hydra, destaca-se por estar em processo de formação estelar mais rápido que a Via Láctea, onde fica a Terra."

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Coalas podem ser extintos em 30 anos



via
VEJA.com
Foto Reuters

Os coalas, animais típicos da Austrália, podem estar com os dias contados. Especialistas alertam que eles podem estar extintos em 30 anos, a menos que seja tomada uma atitude urgente para conter o declínio dessa população. [Leia+]

"Entre os culpados estão as alterações climáticas e os incêndios florestais. Segundo os estudiosos, o clima mais quente e seco - resultado do aquecimento global - tem contribuído para a redução dos alimentos básicos desses animais, as folhas de eucalipto, levando à desnutrição."

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Happy "75th" Birthday Carl Sagan! [Carl Sagan por Ann Druyan]



via
Wikipédia [a enciclopédia livre]

[No décimo aniversário do falecimento de Carl Sagan, esta nota foi publicada em seu site oficial:]

É provável que, se você veio aqui para se juntar a mim em um ato de recordação neste décimo aniversário da morte de Carl, você já conheça bem as numerosas realizações científicas e culturais do homem.

É provável que você saiba que ele desempenhou um papel principal na exploração de nosso sistema solar, que ele acrescentou algo a nosso conhecimento das atmosferas de Vênus, Marte e Terra, que ele abriu caminho a novos ramos de investigação científica, que ele atraiu mais pessoas ao empreendimento científico que talvez qualquer outro ser humano e que ele era um cidadão consciencioso tanto da Terra como do cosmo.

Talvez você seja um de muitos que foi levemente empurrado a uma trajetória de vida diferente pela atração gravitacional de algo que ele disse ou escreveu ou sonhou. Em minha estimativa parcial, ele era uma figura histórica mundial que nos incentivou a deixar a espiritualidade geocêntrica, narcisista, “sobrenatural” de nossa infância e abraçar a vastidão — amadurecer ao tomar as revelações da revolução científica moderna de coração. [Leia+]



"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do espaço é uma alegria para mim compartilhar uma época e um planeta com você." [Carl Sagan]


Sonda Mars envia imagens de erosão causada pela água em Marte



via
Terra
Foto ESA/Divulgação

A agência espacial europeia (ESA) divulgou imagens do relevo de Marte obtidas pela sonda Mars Express.

As imagens mostram fotos panorâmicas do terreno caótico da região de Kasei Valles e Sacra Fossae. Segundo os especialistas, as rachaduras foram causadas por água.

As imagens são de uma região localizada 12 graus ao norte do Equador e apresentam uma resolução da superfície de 21 metros por pixel. Elas cobrem uma área de 21.375 km quadrados.

A parte superior da imagem mostra a margem oriental de Kasei Valles com o planalto de Lunae Planum, além da Sacra Fossae. Kasei Valles é um dos maiores canais de Marte, com um comprimento de cerca de 3 mil km, que compreendem desde a bacia Chryse Planitia, ao norte, até a Echus Chasma, ao sul. Sacra Fossae é um sistema de falhas que se estende por 1 mil km com centenas de metros de profundidade. Fica entre Kasei Valles sul e oeste de Lunae Planum. [Leia+]

"A imagem mostra uma cratera de 35 km de diâmetro ao norte. A borda sudoeste do anel está muito desgastada pela erosão, causada principalmente pelas correntes de água. A fonte de origem desta água foi localizada em Ecgus Rabble, que fica 850 km ao sudoeste."

Tunconstruct: túneis podem resolver problema da poluição nas cidades

Imagem: DRAGADOS/TUNCONSTRUCT


via
Inovação Tecnológica

Uma cidade sem carros, sem ônibus e sem caminhões, onde todas as fontes de emissão de fumaça e micropartículas poluidoras foram banidas para o subsolo. E onde as avenidas e parques foram transformados em oásis de recreação e lazer para seus cidadãos.

Esta é a visão do projeto Tunconstruct - Technology Innovation in Underground Construction: Inovação Tecnológica na Construção Subterrânea.

São 41 parceiros de 11 países europeus que estão reunindo novas ideias e demonstrando os primeiros protótipos já em nível de viabilidade técnica para tentar varrer para as profundezas do subsolo a parte mais suja e poluidora das cidades.

Depois de quatro anos de pesquisas, coordenadas por engenheiros da Universidade de Graz, na Alemanha, foram desenvolvidas várias novas ferramentas para o planejamento de obras subterrâneas.

Entre essas ferramentas estão um novo programa de simulação da construção de túneis, novos conceitos em equipamentos de perfuração e um sistema para o monitoramento da fase de construção dos túneis utilizando cabos de fibras ópticas.

O principal objetivo do projeto foi encontrar formas "para economizar tempo e dinheiro na construção subterrânea e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos na fase de construção, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos durante e depois das obras," descreve o coordenador do projeto Tunconstruct, Gernot Beer. [Leia+]


O simulador de construção de túneis é um sistema completo de realidade virtual onde podem ser avaliadas com antecipação todas as etapas da construção dos túneis, incluindo as dificuldades técnicas e as exigências dos equipamentos, permitindo a adoção de medidas de segurança para evitar qualquer transtorno para as construções na superfície.