terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Internet abre espaço a astrônomos amadores

Saiba+

"O astrônomo amador Willian Bianco não precisa utilizar um telescópio para buscar planetas desconhecidos. Basta apenas que ele se conecte em seu computador. Bianco, encantado pelo Universo desde menino, faz parte de uma comunidade on-line que não pára de crescer: ele busca conhecimento nas montanhas de informações coletadas por cientistas profissionais em busca de novos mundos.

Nunca astrônomos amadores tiveram acesso tão livre a dados do Universo, antes disponíveis somente para cientistas com poderosos telescópios. 'Nós estamos na era dourada da astronomia', disse Bianco, que mantém seu emprego formal como professor de ciências políticas na Universidade de Indiana. Ele participa de um projeto de internet chamado Systemic, que reúne 750 astrônomos amadores.

Essa iniciativa permite que os participantes façam o download de um software e acessem dados que medem o pequeno balanceamento gravitacional no movimento de uma estrela, na busca por planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol. Os usuários também podem tentar decodificar dados simulados de sistemas planetários -- uma tarefa que ajudará no melhor entendimento dos planetas extra-solares."

Nenhum comentário: