sábado, 24 de fevereiro de 2007

BBCBrasil.com | Reporter BBC | Fêmeas podem ter desenvolvido primeiras armas, indica estudo

Saiba+

"Pesquisadores dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha fizeram uma descoberta que reforça a tese de que podem ter sido as fêmeas dos antepassados do homem as responsáveis pelo desenvolvimento das primeiras armas.

Os autores do estudo, da Universidade do Estado americano de Iowa e da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, observaram chimpanzés que vivem no Senegal para estudar o uso que eles fazem de armas rudimentares, como pedaços de pau, para caçar mamíferos menores.

No estudo, divulgado na edição online da revista Current Biology, eles observaram 22 casos em que os primatas usaram os objetos para caçar, mas concluíram que, em geral, as armas são usadas apenas por fêmeas e machos ainda não completamente desenvolvidos.

Os chimpanzés já eram conhecidos por usar objetos em algumas tarefas, como arrancar insetos de troncos ou abrir frutos ou sementes. No entanto, até agora, havia poucas evidências de que esses primatas usavam armas rudimentares para caçar da forma como foi verificado.

Segundo os cientistas, a opção das fêmeas e dos machos jovens pelo uso das armas pode ser explicada pela sua inferioridade física em relação aos macho"

Nenhum comentário: