sábado, 24 de fevereiro de 2007

Cientista prevê 'direitos humanos' para robôs

Saiba+

"Um relatório do governo britânico afirma que robôs podem e devem, no futuro, gozar do que hoje se consideram direitos humanos, diz matéria do diário econômico Financial Times.

A previsão, segundo o jornal, foi apresentada pelo cientista do governo, David King, em um relatório de 270 páginas no qual elabora projeções para o mundo dentro de 50 anos.

Em 2056, 'chineses andarão sobre a Lua, o mundo terá que ser dividido em blocos monetários depois de um choque de câmbio, e até robôs terão de votar', diz a matéria.

A idéia de robôs totalmente integrados à vida social humana, como nos clássicos do escritor de ficção científica Isaac Asimov, segue o que os cientistas acreditam ser o futuro da inteligência artificial.

'Se criarmos robôs conscientes, eles vão querer ter direitos, e provavelmente deveriam tê-los', diz ao FT um pesquisador do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos.

'É também lógico que tais direitos correspondam a obrigações cidadãs, incluindo votar, pagar impostos e prestar serviço militar obrigatório', acrescenta o jornal."

Nenhum comentário: