terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Computadores em rede procuram pistas sobre origem do Universo


Saiba+ G1


"O Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) conectará cinco mil cientistas através de uma rede de informática para que, conjuntamente, possam estudar os dados que serão oferecidos pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC), uma experiência que dará novas pistas sobre a origem do Universo.

O Cern, que há quatro anos desenvolve a rede LHC Computing Grid (LCG), usa a tecnologia grid, um sistema de computação em massa no qual um grande número de computadores trabalha, simultaneamente, em diferentes partes do problema e enviam os resultados a um sistema central.

A utilização desta tecnologia permitirá que cinco mil cientistas espalhados no mundo todo e 500 universidades e centros de pesquisa, envolvidos nas experiências de colisões de hádrons (partículas subatômicas), possam estudar conjuntamente os resultados que o LHC começará a oferecer no final deste ano.

O diretor-geral do Cern, Robert Aymar, disse em Genebra que um dos principais objetivos do centro, localizado no povoado suíço de Meyrin, fronteira com a França, é 'unir esforços' na comunidade científica. 'Nada do que é pesquisado aqui é secreto; todos os resultados estão ao alcance da comunidade científica"

Nenhum comentário: