domingo, 25 de fevereiro de 2007

Retina com chip pode ajudar cegos a “ver”

Saiba+

"A Universidade do Sudoeste da Califórnia (USC) revelou uma retina com chip que comunica com câmaras sem fios e que permite melhorar as condições de alguns pacientes de deficiência visual.
Este projecto de investigação consiste no implante de um pequeno chip na retina de pessoas com variados graus de deficiência visual. O chip é capaz de receber sinais de luz provenientes de câmaras wireless e convertê-los em sinais eléctricos que podem ser interpretados pelo cérebro humano.

Numa pesquisa preliminar realizada a alguns pacientes cegos, estes relataram perceber diferentes noções de movimentos e luzes com a tecnologia. Para ver, o utilizador deve colocar uns óculos. Na estrutura dos óculos está embutida uma câmara de vídeo sem fios.

A câmara capta a luz e os reflexos do meio externo e envia as informações para o chip instalado na retina do paciente. A universidade afirma que uma paciente idosa que testou a tecnologia afirmou ter registado melhoras visuais. Esta paciente pode, agora, assistir a um jogo de futebol em que seu neto participa e ver o movimento dos atletas.

Nenhum comentário: