sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Sonda da Nasa encontra mais sinais de água em Marte

Saiba+

"Uma sonda em órbita de Marte enviou à Terra novas evidências da presença de água no planeta vermelho, que Vêm se somar a outras provas, que se acumulam ao longo dos anos. A existência de água elevaria a probabilidade de haver formas de vida, ainda que primitivas, ali.

Imagens geradas pela câmera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostram linhas alternadas de rocha clara e escura em um gigantesco vale marciano.

Nesses depósitos há diversas fraturas, chamadas juntas, que são cercadas por 'halos' de leito rochoso de cor clara, segundo pesquisadores da Universidade do Arizona. Essas descobertas, publicadas na edição desta semana da revista Science, também estão sendo apresentadas na reunião anual da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), que ocorre em San Francisco.

O principal autor do estudo, Chris H. Okubo, afirma que os halos indicam áreas por onde fluidos, provavelmente água, passaram pelo leito rochoso. Minerais no fluido fortalecem e embranquecem a rocha, disse ele, tornando-a mais resistente à erosão do que outras áreas."

Nenhum comentário: