terça-feira, 13 de março de 2007

G1.com.br > Ciência e Saúde - NOTÍCIAS - Rússia toca 65 projetos de pesquisa na ISS

via G1

"A Rússia vem desenvolvendo pelo menos 65 programas de pesquisa científica e tecnologia aplicada na Estação Espacial Internacional (ISS) durante os últimos seis anos, afirmou a agência espacial russa Roskosmos.

O programa de pesquisa russo na ISS abrange observações da Terra e do Sistema Solar, a influência da radiação cósmica em seres vivos e o desenvolvimento de novas tecnologias, afirmou o comunicado da agência, publicado em seu site.

De 2001 a 2006, os cosmonautas russos na ISS concluíram dez programas científicos, continuam desenvolvendo outros 55 e ainda faltam 252 a serem realizados.

A maioria dos programas de pesquisa russos concluídos na ISS estudou o efeito do cosmos na estrutura dos materiais inertes e o desenvolvimento de tecnologias para cristalizar proteínas em condições de pouca gravidade.

O conhecimento dos efeitos da radiação cósmica sobre os materiais é fundamental para a construção das naves espaciais, laboratórios orbitais e futuras bases de astronautas na Lua e em outros astros.

A cristalização de proteínas no espaço é uma das tecnologias mais avançadas para conhecer sua estrutura molecular e, a partir disso, compreender seus mecanismos de funcionam."

Nenhum comentário: