terça-feira, 13 de março de 2007

Lua de Saturno pode abrigar vida, diz modelo

via G1

"Um novo modelo pode explicar o que está acontecendo em Encélado, uma das luas de Saturno. E, caso ele esteja certo, aquele pequenino mundo pode até mesmo abrigar formas de vida, afirmam os cientistas.

'Nas profundezas de Encélado, nosso modelo indica que temos uma sopa orgânica, uma fonte de calor e água líquida, todos ingredientes-chave para a vida', disse em nota Dennis Matson, cientista participante da missão Cassini, da Nasa. 'Embora ninguém esteja dizendo que encontramos vida, nós provavelmente temos evidência de um lugar que deveria ser favorável à vida.'

Os cientistas foram pegos de surpresa quando os primeiros sobrevôos daquele mundo revelaram gêiseres jorrando água líquida e cristais de gelo a partir de seu pólo sul -- até virem com seus próprios olhos, os pesquisadores imaginavam que Encélado, com seus 500 km de diâmetro, fosse pequeno demais para ter toda essa ação. Eles imaginavam que a lua fosse apenas mais um corpo gelado, como os que existem nas profundezas do Sistema Solar, onde a luz do Sol chega com muito menos intensidade."

Nenhum comentário: