quinta-feira, 26 de abril de 2007

Nasa lança satélite para estudar nuvens misteriosas

via Estadao

Um foguete carregando uma sonda da Nasa foi lançado na primeira missão já realizada para estudar misteriosas nuvens que flutuam 80 km acima da Terra.

As chamadas nuvens noctilucentes, que se acumulam ao redor das regiões polares e só podem ser vistas à noite, vêm aparecendo com maior freqüência e se mostrado mais brilhantes nos últimos anos. Cientistas estão intrigados com as mudanças, e alguns sugerem que elas podem ser causadas pelo aquecimento global.

A sonda, que passará dois anos estudando as nuvens de gelo, tentará responder a questões básicas, incluindo por que as nuvens de formam e se a atividade humana é responsável pelas transformações. O aparelho chama-se AIM, sigla em inglês de Aeronomia do Gelo na Mesosfera.

'Estamos explorando nuvens, literalmente, na beira do espaço', disse o principal investigador do projeto, James Russell, em entrevista concedida no início do mês.

Montada no topo de um foguete Pegasus, que por sua vez foi lançado do dorso de um avião especial, a sonda partiu sobre o Oceano Pacífico às 17h30 (hora de Brasília) e subiu até a altitude de órbita, a 595 km da superfície terrestre.

Nenhum comentário: