quarta-feira, 30 de maio de 2007

Cientistas que localizaram 28 novos planetas em outras estrelas dizem que o nosso sistema solar está longe de ser único e que pode haver milhões



via
G1

Cientistas que localizaram 28 novos planetas orbitando outras estrelas no último ano dizem que o nosso sistema solar está longe de ser único e que pode haver bilhões de planetas habitáveis.

As descobertas mais recentes elevam o total de exoplanetas (planetas que estão fora do nosso Sistema Solar) a 236, disseram pesquisadores na segunda-feira (28) em uma reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Honolulu, Havaí.

'Estamos começando a ver que nossa casa não é uma raridade no universo', disse Geoffrey Marcy, professor de Astronomia na Universidade da Califórnia em Berkeley, que comandou a equipe.

"Somos facilmente capazes de detectar planetas gigantes, como Júpiter e Saturno, em torno de outras estrelas. A maioria orbita distante da estrela, como nossos próprios Júpiter e Saturno orbitam o sol", disse Marcy em entrevista por telefone. "É uma estrutura comum entre sistemas planetários."

Novas técnicas permitem detectar planetas que não sejam enormes, embora objetos do tamanho da Terra ainda não possam ser vistos, disseram os pesquisadores, que divulgaram detalhes das suas conclusões (em inglês) no site http://exoplanets.org.

Quatro dos sistemas também têm múltiplos planetas, a exemplo do sol, que tem oito planetas (Plutão foi "rebaixado"), além de objetos menores em sua órbita.

Nenhum comentário: