quarta-feira, 30 de maio de 2007

Computadores biológicos, que podem ser implantados no corpo humano



saiba+
FAPESP

Cientistas das universidades de Harvard e Princeton, nos Estados Unidos, acabam de dar um importante passo para a construção de computadores biológicos, minúsculos dispositivos que podem ser implantados dentro do corpo humano para examinar detalhes e monitorar atividades de células.

Em artigo publicado na edição on-line da Nature Biotechnology – que sairá em breve na edição impressa da revista –, os pesquisadores descrevem o sucesso de testes feitos com um modelo de biocomputador em uma cultura de células de rim.

“Usamos interferência de RNA em células de fígado humano para construir a base de um biocomputador que emprega lógica booleana para tomar decisões baseadas em controles moleculares endógenos”, descreveram.

Mecanismo capaz de desligar ou silenciar genes com precisão, a interferência de RNA (RNAi) tem sido muito utilizada devido ao grande potencial para ser empregado no tratamento de tumores ou de doenças genéticas. Os pesquisadores usaram o RNAi como uma espécie de circuito, para obter as variáveis ligado e desligado, ou 0 e 1, base da lógica booleana que está por trás das informações digitais dos computadores.

Nenhum comentário: