segunda-feira, 28 de maio de 2007

John Von Neumann



via
Wikipédia

John Von Neumann (Neumann János) (28 de Dezembro de 19038 de Fevereiro de 1957) foi um matemático húngaro de origem judaica naturalizado americano nos anos 30 do século XX, que desenvolveu importantes contribuições em Mecânica Quântica, Teoria dos conjuntos, Ciência da Computação, Economia, Teoria dos Jogos e praticamente todas as áreas da Matemática. Faleceu no dia 8 de Fevereiro de 1957, vítima de um tumor no cérebro. Um dos amigos dele chegou a dizer que Von morreu frustrado por saber que já não podia pensar mais. Foi também professor na Universidade de Princeton e um dos construtores do ENIAC.

O mais velho de três crianças, Von Neumann nasceu com o nome de Neumann János Lajos Margittai em Budapeste, filho de Neumann Miksa (Max Neumann), um advogado que trabalhava num banco, e Kann Margit (Margaret Kann). Com apenas 3 anos de idade já conseguia decorar a maior parte dos números de telefones de quase todos membros da sua família e com 6 contava piadas em grego ao pai.

John von Neumann formalizou o projeto lógico de um computador.

Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por von Neumann.

Esse modelo define um computador seqüencial digital em que o processamento das informações é feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinístico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta).


saiba+ Arquitetura de von Neumann


Nenhum comentário: