domingo, 27 de maio de 2007
Primeira imagem digital completa 50 anos
saiba+ IDG Now!
A primeira imagem digital, que abriu caminho para as imagens de satélites, scanners, código de barras, está completando 50 anos.
A imagem granulada de um bebê, de apenas 5 centímetros por 5 centímetros, foi feita por Russell Kirsch, no National Bureau of Standards (NBS, agora conhecido por National Institute of Standards and Technology, ou NIST).
Kirsch, considerado um dos pioneiros da computação, perguntou-se em 1957: “O que aconteceria se os computadores pudessem olhar para as imagens?”
O pioneiro, em conjunto com seus colegas, que haviam desenvolvido o primeiro computador programável, o Standards Eastern Automatic Computer (SEAC), criaram um scanner com tambor rotativo.
A primeira imagen escaneada é uma foto - no estilo 3 x 4 - do filho de apenas três meses de Kirsch, chamado de Walden.
Em preto e branco, a foto tinha apenas 176 pixels, muito distante da atual resolução das modernas câmeras fotográficas digitais. Mas ela é a considerada a imagem que abriu espaço para a manipulação digital.
Em 2003, os editores da revista Life escolheram a pequena foto do bebê, feita por Kirsch, como uma das “100 fotografias que mudaram o mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário