quarta-feira, 30 de maio de 2007

Terra pode mudar de galáxia, diz estudo



saiba+
G1

Em que galáxia ficam o Sol e seus planetas? Essa pergunta hoje é fácil de responder estamos todos na famosa Via Láctea. Mas tente de novo daqui a 4 bilhões de anos. Segundo uma simulação de computador realizada por cientistas nos Estados Unidos, há uma chance considerável de nosso sistema planetário ser raptado de sua região de origem e ir parar em Andrômeda, a maior das galáxias na vasta vizinhança intergaláctica.

A descoberta foi feita durante uma análise mais detalhada conduzida por Thomas Cox e Abraham Loeb, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, em Cambridge (EUA). O que eles estavam investigando, na verdade, é como ocorrerá a tão mencionada mas muito pouco compreendida colisão entre a Via Láctea e Andrômeda.

Elas são as duas maiores galáxias do chamado Grupo Local: um conjunto que possui, além delas, algumas outras 'galáxias anãs', todas ligadas gravitacionalmente. Faz algum tempo na verdade, desde as pesquisas de Edwin Hubble (1889-1953) que os cientistas já sabem que Andrômeda está viajando na nossa direção (ou nós na direção dela, dependendo do ponto de vista).

Nossa estrela está localizada mais perto da borda do que do centro galáctico. Quando Andrômeda voar de raspão por aqui, sobretudo na segunda passagem (daqui a 4 bilhões de anos), várias estrelas localizadas nessa faixa serão atiradas para fora.

Nenhum comentário: