sexta-feira, 29 de junho de 2007

Agricultura da América nasceu no Peru, diz estudo

leia+ Terra

Os primeiros indícios de agricultura organizada na América surgiram nos Andes peruanos, de 5 a 9 mil anos atrás, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista Science.

Antropólogos da Universidade Vanderbilt, de Estados Unidos, encontraram as provas do nascimento da agricultura americana no Vale de Nanchoc, nas encostas ocidentais do maciço andino no norte do Peru, cerca de 500 m acima do nível do mar.

Eles descobriram restos de algodão e abóbora, assim como uma gramínea, mandioca e outros tubérculos, em artefatos de cerâmica enterrados, além de canais de irrigação e estruturas de armazenamento. Segundo o relatório sobre o estudo, a descoberta é a prova há muito tempo procurada de que o desenvolvimento da agricultura no Novo Mundo começou em assentamentos nas encostas da cordilheira dos Andes.

'Achamos que o desenvolvimento agrícola do povo Nanchoc serviu como catalisador de mudanças sociais e culturais que, em última instância, conduziram a uma maior atividade no campo e à institucionalização do poder político', afirmou Tom Dillehay, antropólogo de Vanderbilt e autor do relatório.

Um comentário:

extruper disse...

já´descobriram!!!!!