terça-feira, 12 de junho de 2007

Aliens: Salvação



via
NPHQ

O encontro de dois grandes quadrinhistas, Dave Gibbons (o ilustrador da obra-prima de Alan Moore, Watchmen , e da série Liberdade , escrita por Frank Miller) e Mike Mignola (criador de Hellboy , personagem que chegará em breve às telas de cinemas nos Estados Unidos) em torno do monstro mais sanguinário do espaço rendeu um romance gráfico de grande intensidade narrativa e plástica.

Mais conhecido por seus trabalhos como desenhista, o inglês Gibbons assume, em Aliens: Salvação , o papel de roteirista. E se sai muito bem, criando um enredo original a partir da luta de humanos contra a máquina assassina mais aterrorizante da ficção científica, o alienígena de pele metálica, ácido corrosivo nas veias e garras e dentes afiados (concebido para o cinema pelo artista plástico suíço H. R. Giger ).

Neste álbum, uma nave transporta uma carga misteriosa até um planeta distante, mas o descuido de um dos tripulantes deixa a "mercadoria" à solta. Um dos poucos sobreviventes, o religioso cozinheiro Selkirk (que só se engajara na missão para poder comprar terras em um planeta agrícola) precisa enfrentar os monstros na superfície do planeta. Sempre agarrado à sua fé, ele promove uma cruzada particular até conseguir a salvação. As traições e surpresas da trama, assim como os dilemas da personagem (que precisa conciliar seus desejos e o instinto de sobrevivência com sua crença), conseguem manter o interesse pela narrativa. Daria um excelente filme.

Além da história de Gibbons, os desenhos de Mignola, que seguem seu estilo característico, sempre concisos e rebuscados, são outro ponto forte da obra. A arte-final de Kevin Nowlan respeita o estilo gráfico do artista e, junto com a colorização feita por Matt Holingsworth , embelezam este trabalho deslumbrante.

Criado no final da década de 1970 para o filme Alien - O oitavo passageiro , dirigido por Ridley Scott (que também foi o cineasta responsável por Blade Runner, o caçador de andróides ), o monstro espacial possibilitou a junção de dois gêneros: a ficção científica espacial e o terror. Com o sucesso do filme, outras produções cinematográficas foram realizadas, mas nenhuma conseguiu repetir a originalidade e a qualidade da primeira.

Nos quadrinhos, a editora americana Dark Horse passou a editar narrativas seqüenciais impressas com os aliens , que, ao longo do tempo, se bateram com o caçador espacial Predador e enfrentaram, em alguns encontros memoráveis, outros heróis da Cultura Pop (entre eles Batman, Superman, Lanterna Verde, Witchblade e até o Juiz Dredd). De todas as histórias quadrinizadas, contudo, Aliens: Salvação é a que mais se destaca.

Aliens: Salvação é publicado pela Opera Graphica Editora, tem 64 páginas em cores e custa R$19,90. O álbum conta, ainda, com textos realizados pelo jornalista Eduardo Torelli , que tratam dos alienígenas monstruosos, de sua trajetória no cinema e nos quadrinhos.

Roberto Elísio é pesquisador sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. Jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do Centro Universitário de São Caetano, é autor do livro "Para reler os quadrinhos Disney" (Editora Paulinas).

Nenhum comentário: