via Último Segundo
Nos próximos 100 anos, as chuvas poderiam ocorrer numa velocidade três vezes maior do que o previsto inicialmente, caso tenham prosseguimento as emissões dos gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global, afirma a pesquisa da Remote Sensing Systems, uma empresa particular de pesquisa em Santa Rosa (Califórnia).
Após estudar as precipitações ocorridas nos últimos 19 anos e os dados relativos à umidade, o físico Frank Wentz e sua equipe concluíram que o aquecimento global poderia gerar uma 'tendência geral de aumentar a umidade nas regiões úmidas, e a aridez nas áreas secas', disse o pesquisador.
Para Wentz, essa é uma perspectiva 'muito ruim'.
A descoberta significa que, à medida em que o aquecimento global continuar, as precipitações aumentarão em um ritmo muito mais veloz do que o previsto inicialmente.
Até o final do século, as precipitações globais poderiam ficar até 13% acima dos níveis de 2000, percentual muito mais alto do que o previsto (entre 1% e 3%), segundo o estudo, patrocinado pela Agência Espacial Americana (Nasa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário