domingo, 24 de junho de 2007

Astrônomos descobrem que estrelas sem campo magnético também têm nuvens

via Terra

Uma equipe internacional de cientistas descobriu a formação de nuvens de mercúrio em uma estrela que não tem campo magnético, publica hoje a revista científica britânica 'Nature'.

Até agora, os astrônomos acreditavam que os responsáveis pela criação de nuvens de gás e outras mudanças meteorológicas nas estrelas, como é o caso do Sol, eram seus campos magnéticos.

No entanto, os astrônomos observaram nuvens de mercúrio na superfície de Alfa de Andrômeda, estrela que não possui campo magnético e, por isso, a variação da meteorologia não poderá no futuro ser atribuída apenas aos campos magnéticos.

Dirigida por Oleg Kochukhov, do Departamento de Astronomia e Física Espacial da Universidade de Uppsala (Suécia), a equipe de cientistas estudou durante sete anos as nuvens de mercúrio da estrela Alfa de Andrômeda, a mais brilhante da constelação de Andrômeda, situada ao sul de Cassiopéia e a noroeste da constelação de Pégaso.

A construção de imagens das manchas estelares em duas dimensões permitiu aos cientistas descobrirem que as nuvens de mercúrio apresentavam mudanças e evoluíam.


Nenhum comentário: