domingo, 24 de junho de 2007

Degelo do Ártico coloca em risco cultura dos esquimós



Leia+
Estadao

Os povos que há milênios habitam o Ártico, como os esquimós, poderiam perder sua cultura nas próximas décadas em conseqüência da mudança climática, afirmou a pesquisadora norueguesa Grete K. Hovelsrud, diretora do Centro para a Pesquisa do Clima e do Ambiente de Oslo (Noruega).

O degelo previsto de grande parte do Pólo Norte mudará o habitat e a forma de vida destes habitantes, apesar de estes terem demonstrado possuir grande capacidade de adaptação a condições ambientais e sociais em transformação.

Na região ártica, que se estende ao longo do Alasca, Groenlândia, Sibéria, Canadá e Escandinávia, vivem atualmente cerca de quatro milhões de pessoas, pertencentes a grupos indígenas como os 'saami', presentes na Noruega, Suécia e Finlândia, e os 'inuits', também conhecidos como esquimós, encontrados principalmente no Alasca e Canadá.

Calcula-se que os esquimós, talvez o povo indígena mais antigo, se instalaram há mais de 6 mil anos no Ártico, onde subsistem graças à pesca e à caça de focas, baleias e ursos, animais que vivem em uma região cujo gelo está diminuindo a uma velocidade de 15% por ano.

Nenhum comentário: