sexta-feira, 29 de junho de 2007

Espanhóis descobrem o mais antigo europeu



via
G1 >

Paleontólogos espanhóis anunciaram nesta sexta-feira a descoberta de um dente que teria pertencido ao mais antigo europeu - um ancestral do homem que viveu há mais de 1 milhão de anos. A descoberta aconteceu na jazida de Sima del Elefante, na serra de Atapuerca (norte da Espanha), perto de onde foram descobertos, em 1994, os restos do que era considerado o hominídeo mais antigo da Europa Ocidental, o Homo antecessor, com cerca de 800 mil anos.

Esse dente, um pré-molar inferior um pouco gasto, pertencia provavelmente a um indivíduo com idade entre 20 anos e 25 anos, segundo José María Bermúdez de Castro, um dos três paleontólogos que dirigem os trabalhos.

'No momento não temos nem idéia de que espécie se trata. Mas não há dúvida de que, pelo nível geológico onde apareceu, esse dente pertenceu ao europeu mais antigo encontrado até agora', comentou Bermúdez de Castro.

O nível dos estratos geológicos garante uma idade superior a 1 milhão de anos - talvez 1,2 milhão de anos. O martelo a esse respeito só será batido com estudos mais precisos, que deverão ser publicados numa revista científica.

Nenhum comentário: