
saiba+ Terra
Arqueólogos chineses descobriram quatro estátuas de seres humanos 500 anos mais antigas que os guerreiros de terracota, na mesma província onde está localizado este monumento funerário, informou hoje a agência Xinhua. As estátuas, de 80 cm de altura, foram feitas na época da dinastia Zhou (1046-221 a.C.), anterior à da Qin (221-206), cujo imperador Qin Shihuang ordenou a criação do Exército de Terracota.
As figuras, pintadas em quatro cores, estavam nas quatro quinas de uma tumba encontrada na localidade de Liangdai, na província de Shaanxi (centro). As estátuas eram de madeira, mas o passar dos anos destruiu o material original e lhes deu uma aparência similar à argila dos guerreiros de Xian, segundo os especialistas.
No local das escavações, onde os arqueólogos trabalham desde abril de 2005, já tinham sido descobertas várias peças de ouro, cobre, jade e ferro. Qin Shihuang e outros monarcas da época tinham o costume de cercar seus túmulos de soldados, criados, concubinas e outros personagens de terracota, transformados em seu séquito na vida além da morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário