terça-feira, 5 de junho de 2007

Manipulando as máquinas moleculares da natureza



saiba+
FAPESP

:: Entre as conferências apresentadas na última sexta-feira (1º/6) na 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, uma das que mais chamaram a atenção foi “Manipulando as máquinas moleculares da natureza”, apresentada pelo austríaco Dirk Trauner, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos.

O grupo liderado por Trauner estuda a reengenharia funcional de canais de íons, anexando chaves sintéticas que respondem a uma faixa diversificada de sinais. Esses canais iônicos manipulados podem ser inseridos em células excitáveis, como neurônios, tornando-as sensíveis à luz e a outros estímulos.

“Os canais iônicos têm um papel fundamental no sistema nervoso. Estamos manipulando esses canais para torná-los artificialmente sensíveis à luz. Tornando os próprios neurônios sensíveis à luz, poderemos criar opções para o desenvolvimento de uma visão artificial, por exemplo. Ao construir, por meio de uma síntese mecânica, interruptores que possam ligar e desligar neurônios, podemos permitir que essas células percebam luz e, eventualmente, restaurar problemas como a cegueira”, explicou Trauner à Agência FAPESP.

Nenhum comentário: