sexta-feira, 27 de julho de 2007

Astronautas voaram bêbados, diz Nasa



via
G1 > Ciência

Em pelo menos duas ocasiões, eles beberam o suficiente para pôr em risco a missão.
Relatório foi feito após a prisão da astronauta Lisa Nowak, em fevereiro.

Uma comissão concluiu que em pelo menos duas ocasiões astronautas foram ao espaço tão bêbados a ponto de representar risco para o vôo, afirmou na quinta-feira (26) a página na internet da revista "Aviation Week".

Segundo a publicação, a comissão foi criada pela Nasa para estudar problemas de saúde dos astronautas, e registrou o "consumo intenso de álcool" a menos de 12 horas de lançamentos. Os médicos de vôo e outros astronautas teriam advertido sobre o estado dos tripulantes pelo menos em duas ocasiões.

A comissão foi montada depois da prisão da astronauta Lisa Nowak, em fevereiro, acusada de tentativa de seqüestro, mas as conclusões não citam o nome de nenhum astronauta, disse a "Aviation Week".

O Centro Espacial Johnson, em Houston, sede da corporação de astronautas, não quis fazer comentários, mas a Nasa afirmou que vai divulgar as conclusões de "duas revisões de avaliações médicas e de saúde comportamental de astronautas" numa entrevista coletiva na sexta-feira, em Washington.

A análise foi determinada depois da prisão de Nowak, que tripulou uma missão de ônibus espacial no ano passado. A astronauta teria viajado por horas de carro, usando fraldas para não ter de parar, para enfrentar uma suposta rival num caso amoroso.

Nenhum comentário: