segunda-feira, 30 de julho de 2007

Biólogos desenvolvem planta transgênica resistente a estresse ambiental

via Folha Online

Cientistas argentinos desenvolveram plantas transgênicas capazes de crescer e multiplicar-se mesmo sob condições de 'grave estresse ambiental'.

A seca, as radiações, a salinidade, a falta de nutrientes e a carência de ferro poderiam deixar de ser um problema, graças à solução encontrada por um grupo de pesquisadores argentinos, que consiste em inserir um determinado gene bacteriano no genoma vegetal.

O pesquisador Néstor Carrillo e seu grupo do Instituto de Biologia Molecular e Celular da cidade de Rosário acharam nas cianobactérias, microorganismos que povoam os oceanos e vivem em condições extremas, a solução para a parte do planeta que está coberta por solos não aptos para o cultivo.

Segundo a teoria dos cientistas, estes microorganismos, dos quais provêm as algas e as plantas terrestres, previnem as fontes de dano ao invés de combatê-las.

'À medida que foram povoando a terra firme, estes mecanismos foram se perdendo, mas nós identificamos uma proteína nas plantas, a flavodoxina, cuja produção se estimula em situações de estresse', disseram os biólogos.

Nenhum comentário: