segunda-feira, 30 de julho de 2007

Como reconstruir o genoma neandertal

via Scientific American Brasil




Um neandertal, um mamute e um urso das cavernas foram parar em um laboratório e nesse processo, revelaram que é possível reconstruir todo o seu mapa genético

por David Biello

Se você pretende trazer de volta da extinção o ancestral do moderno Homo sapiens, mais conhecido como homem de neandertal, não se esqueça de ter em mãos uma cópia do mapa genético. No entanto, é complicado determinar se o DNA de um esqueleto de 38 mil anos de idade é realmente de neandertal ou se pertence a alguma bactéria que se alojou ou ainda às pessoas que manipularam a amostra. Svante Pääbo, especialista em análises de DNA antigo, está trabalhando na reconstrução do genoma neandertal, e revela como a destruição pelo tempo fica restrita a alguns tipos de erros.

Pääbo e sua equipe do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, examinaram um osso de um neandertal proveniente de uma escavação, assim como ossos de um mamute de 43 mil anos e restos de um urso das cavernas de 42 mil anos de idade com o intuito de determinar se os genomas de criaturas tão antigas poderiam ser seqüenciados. Ainda que os pesquisadores, incluindo Pääbo, conseguissem extrair o DNA dos ossos, o código genético completo seria difícil de mapear devido à confusão gerada pelos espaços vazios na cadeia e de uma contaminação em potencial.

Mas, por meio da análise do DNA disponível, Pääbo descobriu que os danos ocorrem principalmente em certas ligações da cadeia e no final de algumas moléculas. Além disso, esses danos nas ligações são provavelmente uma confusão na interpretação da citosina (C) por tiamina (T) ou guanina (G) por adenina (A) – as bases nitrogenadas que formam o DNA.

“O dano parece estar limitado a esses dois tipos de mudança e, os cientistas acreditam que outras variações podem ser reconhecidas como diferenças genuínas entre as seqüências antigas e as modernas” explica John Hawks, paleoantropólogo da University of Wisconsin em Madison.

Nenhum comentário: