terça-feira, 3 de julho de 2007

Nova droga 'apaga' memórias ruins

via O Globo Online

Pesquisadores das universidades de Harvard e McGill, em Momntreal, testaram com sucesso uma droga que bloqueia as más lembranças. Segundo estudo publicado no 'Journal of Psychiatric Research', a droga propranolol é usada em conjunto com psicoterapia para amenizar a memória de pacientes com estresse pós-traumático. De acordo com reportagem do site 'Live Science', a técnica permite que psiquiatras interrompam o circuito bioquímico que recupera a memória.

A pesquisa foi anunciada em março deste ano. Agora, os cientistas trataram durante dez dias 19 vítimas de acidentes ou abuso sexual. Nesse período, os pacientes foram orientados a descrever suas lembranças sobre o evento traumático, que acontecera dez anos antes. Alguns receberam a droga, que também é usada para tratar de amnésia e hipertensão, enquanto outros receberam um placebo. Uma semana depois, os pacientes que haviam recebido a droga mostraram poucos sinais de stress ao recordar do trauma.

Um estudo semelhante foi realizado com ratos pelo professor Joseph LeDoux, da Universidade de Nova York. Usando uma droga chamada U0126, cientistas conseguiram remover uma memória específica do cérebro dos animais, deixando todo o resto intacto.

Nenhum comentário: