sexta-feira, 6 de julho de 2007

Novas telas mais leves enfrentarão o LCD

via G1

Uma nova geração de telas ultrafinas e com baixo consumo de energia está abrindo caminho até o mercado, estendendo a duração das baterias a novos limites e talvez representando um futuro desafio aos monitores de cristal líquido (LCD), mais pesados e de maior consumo energético.

Novas telas que brilham sozinhas estão chegando para concorrer com os mais complicados monitores de LCD -- os quais requerem iluminação de fundo --, oferecendo imagens de vídeo mais nítidas para celulares inteligentes, consoles de videogame e tocadores portáteis de mídia.

Mas os observadores do setor dizem que vai demorar alguns anos para que surja um vencedor claro entre os novos formatos, capaz de derrotar o LCD. Os diodos orgânicos emissores de luz (OLED) e as tecnologias de bi-estabilização são os desafiantes mais prováveis ao domínio do LCD.

Uma tela OLED funciona com até 40% menos energia do que um LCD de dimensões comparáveis, e pode ser duas vezes mais fina, porque não precisa da iluminação de fundo. [full]

Nenhum comentário: