sábado, 21 de julho de 2007

Primeiro robô que faz cirurgias cardíacas opera em hospital de Londres

via IDG Now!

Sensei controla o cateter com precisão e mais eficiência que os humanos, diminuindo o risco em procedimentos complexos.

O primeiro robô capaz de navegar no coração de um humano e controlar um cateter cirúrgico com precisão para eliminar desordens de ritmo cardíaco já está operando, anunciou o hospital britânico St. Mary nesta quinta-feira (19/07).

O sistema Sensei Robotic Catheter foi desenvolvido pelo Hansen Medical e lançado globalmente em maio. O hospital St. Mary, em Londres, é o primeiro centro de treinamento e desenvolvimento do sistema. Mais de 20 pacientes do hospital já foram operados por Sensei, cuja mão robótica é controlada remotamente por um médico.

Sensei diminui o risco clínico aos pacientes durante este procedimento cirúrgico. O avanço tem potencial para simplificar complexas cirurgias, e não apenas aumentar a segurança do paciente, mas também a disponibilidade cirúrgica.

O procedimento não invasivo consiste em inserir alguns fios bem finos e tubos no coração através das veias e artérias. Quando posicionados cuidadosamente nos locais afetados, são enviadas energias para destruir as pequenas áreas de músculo cardíaco - identificadas como a anormalidade do ritmo. [full]

Nenhum comentário: