quinta-feira, 26 de julho de 2007

Átomos "dançarinos" são promessa de computação superveloz

via Reuters.com

Suspensos na luz de um laser, milhares de átomos se acoplam e dançam, cada um dos quais se movendo em perfeito contraponto em relação ao parceiro.

Trata-se dos blocos básicos daquilo que pode se tornar, no futuro, um poderoso computador quântico capaz de resolver em segundos problemas que as mais velozes máquinas atuais levam anos para calcular, disseram físicos norte-americanos.

'Pode-se realizar o equivalente a múltiplos cálculos clássicos simultaneamente, no mundo quântico', disse Trey Porto, pesquisador do National Institute of Standards and Technology (NIST), parte do Departamento do Comércio norte-americano, cujo relatório será publicado pela revista 'Nature.'

Porto e seus colegas forçaram pares de átomos de rubídio super-refrigerados a trocar repetidamente de posição, feito que poderia torná-los úteis para armazenar e processar dados em computadores quânticos.

Nos computadores atuais, a menor unidade de armazenagem é um dígito binário, ou bit, que só pode ter dois valores --zero ou um. Eles formam a base da armazenagem de informação usada na computação digital. Quando combinados em grupos de oito, em um computador pessoal típico, esses bits se tornam bytes.

"No mundo quântico, em lugar de operarmos apenas com os números zero e um, há uma gama mais ampla de possibilidades", disse Porto em entrevista telefônica.

Os bits quânticos, ou qubits, também podem oscilar no espaço intermediário entre a posição zero e a posição um, como interruptores de luz que pudessem estar meio desligados. Essa flexibilidade poderia permitir que grande número de cálculos fossem realizados simultaneamente, segundo Porto. [full]

Nenhum comentário: