quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Cientista afirma que há 20% de chances de vivermos em uma realidade virtual

via TNow

Sabe a teoria dos filmes Matrix, de que na verdade estamos vivendo em uma realidade virtual, controlada e administrada por máquinas, que se utilizam da nossa atividade cerebral como fonte de energia? Para o filosofo de Oxford Nick Bostrom a ficção pode não estar tão longe assim da realidade.

Ele informou que há 20% de chances do nosso mundo ser virtual, uma espécie de simulação gerada por máquinas. Para nosso alívio, Bostrom acredita que são os próprios humanos quem controlam essa simulação. Essa é, ao menos, uma projeção bem menos tenebrosa do que o proposto por Matrix.

A teoria é que com o avanço tecnológico vai avançar de tal modo que será possível criar um sistema capaz de controlar todas as atividades cerebrais da Terra. Para Bostrom, se no futuro isso é realmente possível, por que não acreditar que já aconteceu?

Desse modo, todos nós somos controlados por algo que o blog Guravehaato classificou como “simulador de ancestrais”, indistinguível da “vida real” por seus habitantes.

Mesmo para quem acredita que a teoria de Bostrom é um absurdo sem tamanho, vale a pena conferir a dica do Gizmodo e acessar um artigo publicado no New York Times, com várias opiniões sobre a teoria.

E, diante de tal notícia bombástica, é bom lembrar sempre da dica de outro clássico da ficção científica, “O Mochileiro das Galáxias”: nessas horas, o importante é não entrar em pânico.

Nenhum comentário: