quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Computador nano-mecânico - mais robustez e economia de energia

via IT

Depois do advento dos computadores, parece que qualquer equipamento mecânico de cálculo ficou definitivamente no passado.

Mas não é o que pensa uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Eles estão juntando as primeiras peças para construir o primeiro computador nanomecânico do mundo.

Não é uma volta ao passado. O esforço conjuga alguns dos conhecimentos mais avançados da nanotecnologia e da própria eletrônica. Na verdade, apresenta muitos desafios que ainda deverão ser vencidos. Como contrapartida, os cientistas deverão desenvolver técnicas que permitirão a construção de dispositivos nanoeletromecânicos (NEMS) que hoje ainda estão no reino das possibilidades.

Ao invés de utilizar os transistores nos quais se baseiam os computadores tradicionais, o computador nanomecânico terá seu funcionamento baseado unicamente em partes móveis - pistões, alavancas, eixos e portas. Esses mecanismos serão utilizados para a construção das portas lógicas, das chaves e das unidades de memória que formam os computadores. [Leia+]

Nenhum comentário: