Roupas auto-refrescantes podem ser coisa de ficção científica, mas para uma empresa japonesa são não apenas sinônimo de bom negócio como também uma maneira de ajudar o meio ambiente. Camisas e jaquetas fabricadas pela Kuchou-fuku literalmente 'roupas ar-condicionadas' mantêm seus usuários confortáveis mesmo em um calor sufocante, usando apenas 1/50 da energia de um pequeno ar-condicionado.
Duas pequenas ventoinhas costuradas na parte de trás de cada peça de roupa, equipadas com uma bateria recarregável de bolso, fazem o ar circular por toda a pele do usuário, evaporando o suor e mantendo as temperaturas baixas ¿um alívio bem-vindo para o verão japonês de temperaturas recordes dos últimos dias.
As roupas auto-refrescantes estão disponíveis em dez modelos de cores variadas, todas com preço de 11 mil ienes (equivalente a cerca de R$ 195), e são vendidas via Internet e mais alguns revendedores selecionados. A companhia já vendeu em torno de 5,5 mil das peças de vestuário em três anos, principalmente para operários de fábricas.
Entretanto, por mais refrescantes que sejam, essas roupas não parecem destinadas a virar moda. Como os ventiladores enchem as peças com ar, o visual de quem as veste não é dos mais atraentes. "Minha filha não vai vestir as roupas que faço porque a forma não é legal", admite Ichigaya.
Nenhum comentário:
Postar um comentário