segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Orkut é base para pedófilos

via Link - Sua vida digital

O site de relacionamento Orkut, mantido pelo Google, é um dos principais meios que pedófilos encontram para trocar imagens e “receitas” de como aproveitar-se das crianças. Leia a matéria completa no Estado desta segunda-feira.

A impunidade e a falta de uma legislação clara sobre os crimes virtuais facilitam a ação dos criminosos.

A ONG Safernet descobriu a existência de 5 mil pessoas – que postavam textos em comunidades e tinham fotos pornográficas de menores em seus perfis.

Em fevereiro do ano passado, durante uma blitz da Polícia Federal contra a pedofilia internacional, um jovem de 17 anos se jogou do sexto andar com a chegada dos agentes em sua casa. A PF cumpria mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça numa ação internacional, batizada de Operação Azahar, que identificou 140 alvos em 25 países – 34 no Brasil. A ação era comandada pela Espanha.

A WCF-Brasil vai lançar nesta semana uma cartilha educativa com dicas para que os pais evitem que seus filhos sejam vítimas de criminosos.

Na tentativa de controlar o que as crianças fazem na web, alguns pais adotam softwares de segurança que barram o acesso a sites impróprios. O Link testou seis desses programas. Para ver o resultado, clique aqui.

Além da pedofilia, o Orkut é base para outros crimes, como racismo e tráfico de drogas. A direção do Orkut se defende e afirma combater os crimes no site.

Nenhum comentário: