quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ancestral humano misturava traços primitivos e modernos

Último Segundo

Os primeiros ancestrais humanos a migrarem da África possuíam uma surpreendente mistura de traços humanos e primitivos, segundo cientistas que estudaram os restos escavados na Geórgia.

Em artigo publicado na quarta-feira pela revista Nature, os cientistas descreveram os restos de três adultos e um adolescente datados de cerca de 1,77 milhão de anos atrás, retirados de Dmanisi, cerca de 90 quilômetros a sudoeste de Tbilisi, capital da Geórgia.

A descoberta ajuda a explicar um período pouco conhecido da evolução humana, mas crítico -- a transição de criaturas mais simiescas, chamadas australopithecines, para o gênero Homo, do qual fazem parte os humanos modernos.

A coluna e as pernas achadas em Dmanisi parecem bastante com as de humanos atuais, o que sugere que se tratava de indivíduos totalmente eretos, capazes de longas caminhadas, segundo os cientistas.

Mas outros aspectos dos esqueletos são mais arcaicos. Os braços se pareciam mais com os dos australopithecines, e crânios primitivos envolviam cérebros relativamente pequenos. [Leia+]

Um comentário:

Chart Smart disse...

Nice Blog :)