quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Como 'Alien', enguia tem mandíbula extra

G1 > Ciência



Como o personagem do filme, animal lança sua segunda mandíbula para segurar a presa. Mecanismo do tipo nunca havia sido observado na natureza.

Lembra do filme “Alien, o 8º passageiro” e dos dentes assustadores que surgiam de dentro do monstrengo protagonista? Pois é, cientistas americanos encontraram uma estrutura parecida em uma espécie de enguia, a Muraena retifera. O “simpático” bichinho possui uma “mandíbula móvel” na traquéia que sobe até a boca para garantir que a presa não escape.

O mecanismo surpreendeu (e assustou) os pesquisadores. Normalmente, as enguias, assim como a maioria dos peixes, usam a sucção para garantir que o almoço da vez seguirá sua jornada tranquilamente até o estômago. Algumas espécies de peixes até tem um tipo de segunda mandíbula, mas nada como os cientistas observaram na Muraena retifera.

Esse tipo de enguia pode chegar a três metros de comprimento e vive escondida em cavernas de corais. A segunda mandíbula, de acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, possui dentes afiadíssimos e em forma de gancho. Lançada rapidamente à boca, ela tira qualquer esperança da presa escapar.

A descoberta, publicada na prestigiada revista científica “Nature” desta semana, foi feita a partir de um palpite dos biólogos marinhos Rita Metha e Peter Wainwright, que resolveram filmar essa espécie de enguia ao notar que ela não usava sucção para segurar suas presas. Nos vídeos (assista ao lado) a estrutura é facilmente visível. Depois, a dupla usou raio-X para confirmar a existência da mandíbula e observá-la em ação.

Nenhum comentário: