UOL News
Neste domingo, é comemorado o Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio. A data marca o 20º aniversário da ratificação o Protocolo de Montreal. O tratado visa a redução e a proibição de substâncias que destroem a camada de ozônio, como os gases CFC.
De acordo com Neusa Paes Leme, pesquisadora do laboratório de ozônio do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), quase todos os países do mundo já assinaram o acordo. No ano passado, os países reuniram-se em Viena para avaliar as medidas tomadas há 20 anos e verificar as atuais condições do buraco da camada de ozônio.
'Já se esperava que ele estivesse em uma fase de equilíbrio, mas no ano passado tivemos um recorde de tamanho e destruição', revela. Isso porque, mesmo com as atuais emissões dos gases que provocam o buraco sob controle, o que foi e emitido no passado continua muito ativo, explica a pesquisadora. O maior buraco na camada de ozônio hoje está localizado no pólo sul. A previsão é de que a camada esteja totalmente recuperada até o ano de 2060. [leia+]
2 comentários:
Olá!
Eu adorei a sua explicação. Muito obrigada! Mas me diga, como colocar música na nova versão, vc sabe?
Se eu modificar, perco toda a minha configuração? DESCULPAAAAA por tantas perguntas.
Mielle, sinto muito pelas coisas que tem acontecido em nosso caro Planeta. O calor em meu castelo está insuportável, isso é muito triste...
Legal sua iniciativa de nos lembrar que existe Camada de Ozônio...
Saudações.
Como é que eu assisto a td qto é telejornal e etc e não fiquei sabendo disso? Taí... quem lê o teu blog tá sempre por dentro. Parabéns!
Postar um comentário