quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Ecossistema da América do Sul está em sério perigo

via Último Segundo

Quarenta por cento das espécies da América do Sul estão ameaçadas pelo uso irracional dos recursos naturais, o que demonstra a necessidade de um esforço integral para preservar o futuro da região com a maior biodiversidade do mundo, assegurou nesta quarta-feira a União Mundial para a Conservação (UMC).

Ao menos 4.118 das 10.930 espécies monitoradas estão ameaçadas por fatores que vão desde a mudança climática até a pobreza que afeta a metade dos habitantes dos países sul-americanos, informou a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UMC.

O número de espécies em perigo na região cresceu 0,7 por cento entre 2006 e 2007, indicou o relatório que é considerado o documento de maior autoridade sobre a flora e fauna do planeta.

O organismo, que reúne diversas instituições estrangeiras, reiterou ainda que seis espécies permanecem na categoria de desaparecidas em estado selvagem, enquanto que outras 29 estão na de extintos.

A UMC incluiu neste ano em sua 'lista vermelha' três espécies de corais de Galápagos por causa das mudanças climáticas, o peixe cherne-poveiro brasileiro e o peixe de água doce 'Austrolebias cinereus' do Uruguai por causa da degradação de seu hábitat. [leia+]



Nenhum comentário: