quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Explorador belga cria estação 100% ecológica para Antártida

via Folha Online



O explorador belga Alain Hubert revelou nesta quarta-feira, em um hangar de Bruxelas, a futura base polar Princesa Elisabeth, uma estação científica em forma de nave espacial que tentará sensibilizar o grande público sobre os efeitos de aquecimento global.

A base, construída com metal, materiais compostos e madeira, será transportada para a Antártida em um barco em novembro próximo e instalada no leste do continente branco, a cerca de 4.200 km da costa da África do Sul em uma área entre a estação japonesa Syowa e a russa Novolazarevskaya.

Para verificar que todos os elementos funcionem perfeitamente e preparar a equipe que viajará para a Antártida durante o próximo verão no hemisfério sul, a base foi montada em cinco semanas nos antigos depósitos da alfândega belga em Bruxelas, onde o público poderá visitá-la de quinta-feira (6) a domingo (9).

Testemunha do derretimento das geleiras durante suas expedições, Alain Hubert considera ser necessário divulgar na mídia as conseqüências previsíveis do aquecimento global para criar uma dinâmica que permita "evitar a catástrofe".

"É a primeira vez que a humanidade se vê frente a um problema de escala planetária, que precisa de uma perfeita compreensão de suas causas e que nos obrigará a encontrar soluções inéditas", afirmou Hubert. [Leia+]

Nenhum comentário: