terça-feira, 11 de setembro de 2007

Sensor em capacete esportivo ajuda médicos

G1 > Tecnologia



Capacete monitora impactos em jogadores de futebol americano. Novidade pode diminuir riscos causados por batidas sucessivas.

Há uma crescente consciência de que jogadores de futebol americano, desde aqueles do ensino médio até os níveis profissionais, podem sofrer danos permanentes no cérebro devido a concussões repetidas, mesmo aquelas relativamente menores. O impacto desses choques pode causar traumas que passam despercebidos por atletas, técnicos e médicos. Tentando amenizar esse problema, a fabricante Ridell passou a equipar sua nova linha de capacetes com sensores que medem a magnitude, localização e direção dos impactos.

Os dados coletados podem ser transferidos para um computador e analisados por uma aplicação on-line. O sistema será vendido para os consumidores nos próximos meses. “O ponto principal desta tecnologia é a severidade e localização dos impactos na cabeça, especialmente aqueles que passam sem serem noticiados, para que possamos entender melhor quando uma concussão ocorreu”, explica Rick Greenwald, diretor-executivo da Simbex, empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos que criou a tecnologia e foi comprada pela Ridell em 2004. [Leia]

Nenhum comentário: