quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Vírus pode estar por trás de desaparecimento de bilhões de abelhas nos EUA

O Globo Online

O misterioso desaparecimento de mais de um quarto das colônias de abelhas produtoras de mel dos Estados Unidos parece estar próximo de ser desvendado. Com o auxílio de uma nova técnica que acelera o sqüenciamento genético, pesquisadores descobriram um vírus de origem israelense que pode estar por trás do sumiço dos insetos.

- Nosso estudo sugere que o Vírus Israelense de Paralisia Aguda pode ser uma causa potencial do Colapso da Disordem das Colônias - disse Ian Lipkin, especialista em infectologia e imunologia da Universidade Columbia, fazendo referência ao nome atribuído ao fenômeno nos EUA. - Nosso próximo passo é assegurar se este vírus, sozinho ou em conjunto com outros fatores como micróbios ou toxinas, pode induzir o problema em abelhas saudáveis.

Desconhecido pelos americanos até agora, o vírus (IAPV, na sigla em inglês) foi observado pela primeira vez em 2004, em Israel, onde abelhas infectadas morreram depois de sofrer paralisia. Nos EUA, o fenômeno chamado CCD (na sigla em inglês) já provocou o desaparecimento de pelo menos 50% das colônias comerciais de abelhas, usadas para a produção de mel e, especialmente, para polinização de lavouras. As estimativas mais alarmantes falam em até 90% por de colônias perdidas, em torno das quais milhares de insetos apareceram mortos.

Considerando-se que as abelhas têm papel fundamental na produção mundial de alimentos - já que são responsáveis pela polinização de mais de 90 frutas e vegetais - os números são, de fato, assustadores. As novas descobertas podem, no entanto, ser úteis para prevenir o problema, identificando colônias sob risco.

Nenhum comentário: