quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Apenas 10% dos mestrados e doutorados têm nível europeu

via Folha Online

O Brasil tem 219 programas de mestrado e doutorado, ou 9,7% do total, considerados do mesmo nível dos grandes centros internacionais.

Ao mesmo tempo, 3,5% deles (81) correm o risco de serem fechados. A avaliação trienal dos programas de pós-graduação foi divulgada ontem pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Foram examinados os 2.266 existentes até 2006. Os 81 programas de pós-graduação ameaçados são os que tiveram notas um e dois -de uma escala de um a sete.

Eles poderão ser descredenciados pela Capes não poderão mais receber alunos, em caso de recusa a possíveis recursos. Outros dez mal avaliados já se fundiram com outros ou se desmembraram desde 2004. Os programas considerados equiparáveis a centros de referência internacional foram citados como exemplos Harvard (Estados Unidos) e Sorbonne (França) são aqueles que obtiveram notas seis e sete.

Apenas programas com curso de doutorado podem ter nota acima de cinco. No caso do mestrado, a nota cinco já é considerada de excelente nível.
[Leia+]

Nenhum comentário: