quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Cientistas divulgam imagens inéditas de nanotubos dentro de organismos
via IDG Now!
Pesquisadores conseguem registrar pela primeira vez imagens de nanotubos de carbono dentro do sistema digestivo de organismos.
Um grupo de cientistas nos Estados Unidos conseguiu registrar pela primeira vez imagens de nanotubos de carbono dentro de um organismo vivo.
A técnica usada para obtenção de imagens fluorescentes em comprimentos de onda próximos ao infravermelho foi desenvolvida na Universidade de Rice e está descrita na edição de setembro da Nano Letters, periódico oficial da Sociedade Química Norte-Americana.
Estudos anteriores haviam obtido imagens de nanotubos em tecidos de coelhos, camundongos e outros animais, mas os pesquisadores coordenados por Bruce Weisman, do departamento de Química da universidade, decidiram usar um organismo vivo muito menor: a mosca-das-frutas (Drosophila melanogaster).
“Nanotubos de carbono são muito menores do que células vivas e eles emitem luz fluorescente, que poderá ser utilizada para ajudar a detectar doenças com antecedência muito maior do que é possível atualmente”, disse Weisman. [Leia+]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário