Uma 'moeda espacial', a QUID ('Quasi Universal Intergalactic Denomination'), foi criada no Reino Unido com o objetivo de que no futuro possam ser realizadas com ela compras no espaço.
A moeda foi criada pela empresa de câmbio Travelex e realizada pelo National Space Centre e a Universidade de Leicester. Ela consiste de uma série de discos circulares que reproduzem o sistema solar.
A idéia é que cada vez mais pessoas irão viajar ao espaço e em um futuro não muito distante haverá uma comunidade humana permanente sobre a Lua. Fabricado com o mesmo material que se usa nas panelas antiaderentes, a QUID resiste às condições do espaço.
"Nenhuma das formas de pagamento já existentes poderia ser usada no espaço: as moedas são muito cortantes e poderiam por em perigo os astronautas, as tecnologias com chip e pin dos cartões não funcionariam pela distância até a Terra, e finalmente a tarja magnética dos cartões de crédito seriam danificados de forma irreversível pelas radiações cósmicas", explicou o professor Geroge Fraser, da Universidade de Leicester.
Assim como todas as moedas, QUID tem diversas cores, medidas e valores, que até o momento vão de Q1 (cerca de R$ 25) a Q10. Cada moeda terá um código único, como o de série dos bilhetes, para evitar falsificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário