quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Labaredas de raios gama questionam Einstein e podem sinalizar "Nova Física"

via inovacaotecnologica

O telescópio MAGIC (Major Atmospheric Gamma-ray Imaging Cherenkov) descobriu que os fótons de alta energia da radiação gama de uma galáxia distante chegaram na Terra quatro minutos após os fótons de baixa energia, embora aparentemente tenham sido emitidos ao mesmo tempo.

Se a observação estiver correta, ela contraria a teoria da relatividade de Einstein, que estabelece que todos os fótons (partículas da luz) devem se mover na velocidade de luz.

"Está todo mundo muito entusiasmado com este resultado," afirmou Daniel Ferenc, professor de física na Universidade Davis, Estados Unidos e membro do MAGIC.

Ferenc advertiu que os resultados precisam ser repetidos com outras fontes de raios gama e que uma explicação mais simples não foi descartada. Mas, "parece que tais medições são possíveis," disse.

Os pesquisadores propõem que o atraso pode ter sido causado pela interação dos fótons com uma "espuma quântica," um tipo de estrutura do próprio espaço.

A espuma quântica é prevista pela teoria da gravidade quântica, uma tentativa para unificação da física quântica e da relatividade em escalas cósmicas. [Leia+]

Nenhum comentário: