sábado, 6 de outubro de 2007

Missão japonesa inicia órbita lunar

via Reuters



A primeira sonda lunar do Japão começou a orbitar a Lua nesta sexta-feira, em um início de missão tranquilo na nova corrida espacial com China, Índia e Estados Unidos.

Apelidada de Kaguya em homenagem a uma princesa de contos de fada, a sonda de três toneladas orbitou a Terra por duas vezes antes de entrar com sucesso na órbita lunar, informou a agência espacial japonesa.

A Kaguya foi lançada em meados de setembro. A nave levará outras duas semanas para se aproximar da Lua, Depois disso, iniciam-se os preparativos para observação em escala completa a partir de dezembro.

Cientistas japoneses dizem que a sonda de 472,3 milhões de dólares é a missão à Lua mais tecnicamente complexa do mundo desde o programa norte-americano Apollo, de décadas atrás.


A China planeja lançar uma sonda lunar para tirar fotografias em 3D ainda este ano e a Índia está preparando sua primeira missão não-tripulada à órbita da Lua para 2008 (sendo ela movida por um foguete de fabricação doméstica). Também no próximo ano, os EUA planejam lançar uma sonda lunar.

Nenhum comentário: