quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Saiba mais sobre a corrida espacial iniciada na década de 50

via O Globo Online



4 de outubro de 1957
- O lançamento do satélite artificial Sputnik pela União Soviética, no Cosmódromo de Baiknour, no Cazaquistão, provocou uma corrida espacial pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA.

Infográfico Como foi a missão soviética

3 de novembro de 1957 - Após a missão Sputnik I, foi a vez da cadela russa Kudriavka, da raça laika, a chegar ao espaço. A missão Sputnik II foi a primeira a levar um ser vivo que subiu ao espaço.

31 de janeiro de 1958 - Quatro meses após o lançamento da Sputnik I, os EUA responderam com seu primeiro satélite, o Explorer I.

12 de abril de 1961 - Quatro anos depois do primeiro satélite artificial, o primeiro homem fazia um vôo orbital de 48 minutos. À bordo da nave Vostok I, o soviético Yuri Gagarin disse a famosa frase: "A Terra é azul, e eu não vi Deus".

Década de 1960- Nos primeiros anos da corrida espacial, o número de satélites artificiais lançados pelos EUA e URSS multiplicou-se. Além dos cinco Sputniks, a União Soviética lançaram 12 satélites da série Cosmos. Já os EUA, haviam lançado 16 satélites Explorers e mais 38 Discovers. Em 1961, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, lançou o desafio - durante um famoso discurso na Universidade Rice - de "enviar homens à Lua e retorná-los a salvo" antes que a década terminasse. Os Estados Unidos investiram no programa espacial tripulado Mercury, que usava uma cápsula com capacidade para um astronauta em manobras em órbita terrestre.

24 de dezembro de 1968 - À bordo da Apollo 8, Frank Borman, James A. Lovell, Jr. e William A. Anders circum-navegaram a Lua pela primeira vez.

20 de julho de 1969 - Às 23h56m de Brasília e à bordo da missão Apollo 11, o astronauta Neil Armstrong pisou no terreno lunar tendo as imagens transmitidas ao vivo para todo o planeta.

1975 - As naves Apollo 18 e a soviética Soyuz 19 realizaram um acoplamento no espaço, na primeira missão conjunta da Nasa e da agência espacial soviética.

1981 - Após a missão Apollo 18, a Nasa abandonou a nave Apollo para desenvolver um veículo reutilizável, chamado Ônibus Espacial. A nave acabou atendendo às necessidades da Nasa até recentemente. Foram construídas cinco espaçonaves deste tipo, chamadas Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, que foram usadas em diversas missões no espaço. Destas apenas a Discovery, a Atlantis e a Endeavour ainda existem.

1990 - Um dos grandes feitos recentes da Nasa foi o Telescópio Espacial Hubble, posto em órbita da Terra. Ele captou as mais nítidas imagens do céu até então.

Tragédias espaciais ao longo das últimas décadas

24 de outubro de 1960 - Uma explosão na plataforma de lançamento matou dezenas de cientistas e técnicos da URSS.

1966- A nave Gemini VIII ficou desgovernada no espaço, mas os astronautas conseguiram consertar a nave e regressar a Terra.

21 de fevereiro de 1969 - Um foguete do programa lunar soviético caiu, logo após o lançamento, sobre uma cidade matando 350 pessoas.

1970 - Apollo 13 ficou seriamente danificada em seu caminho em direção à Lua, o que impossibilitou seu pouso na Lua e resultou num tenso e espetacular retorno à Terra.

30 de junho de 1971 - A despressurização da nave Soyuz matou os cosmonautas Georgy Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev.

28 de janeiro de 1986 - Um defeito nos tanques de combustível causou a explosão do Ônibus Espacial Challenger, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa MacAulife, a primeira civil a participar de um vôo espacial.

2003- O Ônibus Espacial Columbia explodiu nos procedimentos finais de pouso, matando todos os seus tripulantes.

22 de agosto de 2003- Uma explosão destruiu o Veículo Lançador de Satélite (VLS-1), na base brasileira de Alcântara, no Estado do Maranhão. A explosão destruiu os equipamentos e matou 21 pessoas da equipe Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Nenhum comentário: