Especialistas prenderam feixes de luz em um material transparente. Feito pode ajudar no desenvolvimento de computadores quânticos.
Cientistas britânicos descobriram como reter luz dentro de um material transparente, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (14) pela revista científica britânica "Nature".
Os especialistas conseguiram conservar luz com o uso de metamateriais, ou seja, materiais transparentes que contêm partículas metálicas de várias formas e disposições, o que faz com que a luz se propague de forma incomum. O estudo demonstra uma arquitetura metamaterial teórica que poderia ser usada para reter luz em temperatura ambiente.
Segundo o estudo, este resultado cria uma ponte entre dois campos da ciência, o dos materiais e o da luz lenta, e poderia ser aplicado no processo ou armazenagem de dados ópticos ou na realização de memórias de óptica quântica.
Além disso, o método permitirá desenvolver instrumentos que poderão ser empregados no processamento de informação quântica, assim como para redes de comunicações e processadores de sinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário