quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cientistas desativam sensores e camundongos perdem medo dos gatos

via G1 > Ciência


Foto: Ko e Reiko Kobayakawaelta

Em estudo, cientistas fizeram com que camundongos não temessem cheiro de perigo. Mesmo sem sensores, eles poderiam ser condicionados a identificar e evitar certos odores.

Assim como outros mamíferos, os camundongos podem literalmente sentir o cheiro do perigo. Essa tendência inata impede que se aproximem de outras espécies ameaçadoras e até de alimentos estragados, garantindo sua sobrevivência. Mas uma modificação genética fez com que os roedores perdessem a noção do perigo e entrassem em contato com gatos na maior cara de pau.

O truque foi operado por um grupo de cientistas da Universidade de Tóquio. Num estudo publicado nesta semana na revista científica “Nature”, eles desativararam alguns receptores "fechaduras" químicas presentes na narina dos camundongos. Esses receptores lhes permitem justamente detectar predadores tradicionais de sua espécie, como os felinos.

A equipe do pesquisador Hitoshi Sakano modificou os camundongos de tal maneira que eles não só não fugiram de um gato doméstico como se mostraram indiferentes ao cheiro de uma raposa e ao de um leopardo-das-neves.

Os cientistas japoneses demonstraram que os animais que tiveram anuladas as funções de um pequeno grupo de moléculas do bulbo olfativo, responsáveis pelo discernimento dos riscos, não reagiram normalmente a odores repulsivos, mesmo não tendo a capacidade olfativa normal afetada. Isto é, eles eram capazes de sentir cheiros, só que ignoravam a mensagem de perigo por trás deles.

Felizmente, o estudo chegou à conclusão de que os pequenos “suicidas” podem aprender a evitar situações de risco mesmo sem os sensores. Esses camundongos mostraram que têm a capacidade de identificar o cheiro inimigo se forem condicionados para isso.

Nenhum comentário: