via Último Segundo
Os astrônomos descobriram um quinto planeta em órbita próximo à estrela 55 Cancri, a única além do sol conhecida com tantos planetas, anunciou a National Science Foundation (NSF), agência dos Estados Unidos.
A NSF anunciou em seu site que os resultados dos estudos, dirigidos pela professora Debra Fischer, da Universidade Estadual de San Francisco, serão publicados no Astrophysical Journal.
A agência afirma que o planeta, que orbita dentro da área considerada potencialmente habitável da estrela, poderia dispor de água em forma líquida.
Além disso, apesar de o planeta ser uma formação gasosa, a água líquida poderia estar em sua superfície ou em satélites rochosos ainda desconhecidos.
O diretor do programa astronômico e astrofísico do NSF, Michael Briley, afirmou que "o trabalho marca um emocionante passo na busca de mundos como o noss".
O sistema 55 Cancri, considerado único, está situado a 41 anos luz em direção à constelação de Câncer.
Geoffrey Marcy, professor de astronomia da Universidade da Califórnia em Berkeley e co-autor do trabalho, afirmou que "os planetas ao redor de 55 Cancri não são semelhantes aos de nosso sistema solar já que os quatro próximos à estrela são do tamanho de Netuno ou mesmo maiores".
A Nasa, em seu site, afirma que o descobrimento que "pesa 45 vezes a massa da Terra e tem composição e aparência semelhante a Saturno, com uma órbita completa cada 260 dias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário